Ideogames : uma proposta metodológica transcultural



Trabalho

Ano: 2013

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Tsutsumi, Hernando Tamon

Orientador: Petry, Luís Carlos


Assunto: Jogo digital educacional,Ideogramas,Diversao,Documentacao de design de game,Metodologia e cultura,Digital educational game,Ideograms,Fun,Game design documentation,Methodology and culture


Resumo: A presente pesquisa propõe um jogo digital educacional voltada para o aprendizado dos ideogramas japoneses. Seus fundamentos fincam?se culturalmente na imigração japonesa no Brasil, que conjugados aos conceitos teóricos de transculturalismo e topofilia conduzem a uma reflexão de valorização das culturas e hibridização das mesmas. Tais abordagens se inserem no contexto global de mesclas e adaptações, que abarcam produções digitais estruturados em conceitos e teorias provenientes de diversos campos do conhecimento. Metodologicamente concebe um jogo, a partir de dificuldades de aprendizagem da língua japonesa detectadas em alunos não descendentes japoneses, providas por estudos de outros autores. Alicerça?se também em pressupostos metodológicos educacionais, psicológico, filosófico e lúdico, organizando?se na condição de produzir um jogo educativo, acima de tudo divertido, que se adequa aos anseios dessa geração acostumada a desafios e sistema de recompensas. Tomando como base tais estudos, analisa alguns jogos encontrados na internet e no mercado. Discute a transposição entre os meios, com abordagem das novas mídias, incidindo no apontamento das plataformas de games, conforme conteúdo. O processo de concepção e produção do game, é otimizado pela associação de ideias, e elaboração estruturada da documentação de design de game. A construção do projeto é norteada pelo fluxo de processo de trabalho de um game, em que se demonstram as etapas e interações entre as equipes envolvidas nesta produção. Os problemas técnicos e procedimentais dos participantes são relatados na experiência didática ocorrida em sala de aula, situando e compreendendo melhor o título deste trabalho de pesquisa,


Abstract: This research proposes a digital educational game focused on the learning of Japanese kanji. Its fundamentals are culturally based in the Japanese immigration to Brazil and, combined with the concepts and theories of transculturalism and topophilia, lead to a reflection of cultural appreciation and its hybridization. Such approaches fall within the overall context of combinations and adaptations, covering digital productions structured in accordance to concepts and theories from several areas of knowledge. The methodology is to conceive a game based on the difficulties of learning the Japanese language identified in students of non?Japanese origin and provided by studies from other authors. It is also based on educational, psychological, philosophical and entertainment methodological assumptions organizing themselves in a position to produce an educational game, entertaining above all, that suits the needs of this generation used to challenges and reward systems. Based on such studies, some of the games found on the Internet and in the market were analyzed. It is discussed the transposition among medias, with an approach of the new media, focusing on the indication of the gaming platforms, according to the content. The process of designing and producing the game is optimized by the association of ideas and creation of an structured and elaborate game design documentation. The project creation is guided by the work process flow of a game, in which are demonstrated the steps and interactions between the teams involved in that production. The procedural and technical problems of the participants are reported by the teaching experience in the classroom, better placing and clarifying the title of this research


Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013-04-22

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