Interações digitais : uma proposta de ensino de radiojornalismo por meio das TIC



Trabalho

Ano: 2007

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Artes

Programa: Doutorado em Multimeios

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Tonus, Mirna

Orientador: Jose Armando Valente


Assunto: Interacao,Interatividade,Tecnologia da informacao,Comunicacao e tecnologia,Som - Registro e reproducao - Tecnicas digitais,Ensino a distancia,Radiojornalismo,Interaction,Interactivity,Information technology,Technology and communication,Sound recording and reproducing,Distance education,Radio journalism


Resumo: Resumo: O radiojornalismo atual tem requisitado uma nova formação, voltada à edição digital, frente às exigências da atividade profissional. Para concretizá-la, é necessário recorrer às tecnologias da informação e da comunicação (TIC), empregando-as como dispositivo de interação com os aprendizes e de interatividade entre eles e a máquina, o que inclui o desenvolvimento de habilidades para lidar com computadores, softwares e, especificamente, com o áudio digital. Este é o foco desta tese, que traça um dos caminhos possíveis para essa formação, tratando dos cenários científico e documentarista aplicados no radiojornalismo, a partir de teorias da aprendizagem envolvendo o aprender fazendo de Piaget, a zona proximal de desenvolvimento (ZPD) de Vygotsky, a construção social do conhecimento de Freire, e o ciclo de ações e a espiral de aprendizagem de Valente. Com base em pesquisa-ação junto a estudantes de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso), a tese apresenta uma análise de similaridade e implicativa, evidenciando que o processo de aprendizagem é auxiliado com o uso das TIC em uma proposta de formação plurimodal, utilizando elementos da educação presencial e da educação a distância (EAD).


Abstract: Abstract: The contemporary radiojournalism requests a new formation, directed to the digital edition, because of the requirements of the professional activity. To materialize it, its necessary to appeal to the information and communication technologies (ICT), using them as device of interaction with the apprenticees and interactivity between them and the machine, what includes the development of abilities to deal with computers, softwares and, specifically, with digital audio one. This is the focus of this thesis, that traces one of the possible ways for this formation, treating to the scientific and documentarist scenes applied in the radiojournalism, from learning theories involving learning by doing of Piaget, the zone of proximal development (ZPD) of Vygostky, social construction of the knowledge of Freire, and the actions cycle and learning spiral of Valente. On the basis of action-research with Journalism students at University of Sorocaba (Uniso), the thesis presents a similarity and implicative analysis, evidencing that the learning process is assisted with the use of ICT in a proposal of plural mode education, using traditional and distance education elements.


Referência: TONUS, Mirna. Interações digitais: uma proposta de ensino de radiojornalismo por meio das TIC. 2007. 240 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: