Educação, imagem e comunicação multimídia : comunicação e conhecimento tácito
Ano: 2010
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Canastro, Dirce Sales de Mesquita
Orientador: Vieira, Jorge de Albuquerque
Assunto: Tecnologia,Linguagem,Imagem,Educacao,Conhecimento tacito,Technology,Language,Image,Education,Communication,Tacit knowledge
Resumo: Este estudo pretende analisar a importância que a Educação e a Comunicação, junto com a tecnologia de informação, constituem para mudanças na reflexão de como os seres humanos constroem seus conhecimentos e transmitem suas experiências e valores. Na tentativa de compreender melhor de como se dá esse processo, procuramos contextualizar como ocorrem essas interações, através da análise de alguns modelos comunicacionais usados na educação e das interferências das mídias no contexto escolar. Utilizar a comunicação (aprender fazendo) é a melhor metodologia para que estudantes exerçam seus direitos de expressão para uma Educação democrática. Abrangendo essa realidade Mário Kaplun usou o termo Educomunicação utilizado para conscientização das questões comunitárias, a mídia-educação, ou seja construir novos ecossistemas comunicativos, que exigem pessoas preparadas e habilitadas para o uso das técnicas em ONGS, igrejas, museus e escolas . A pesquisa leva a ponderar o modo como a Comunicação é o elemento pelo qual o ser humano se transforma em sujeito de sua própria história, no quadro de uma transdiciplinaridade que (Prigogine,1996) cita e declara o fim das certezas e derruba qualquer teoria que se pretenda definitiva. Assim a transdiciplinaridade instaura uma nova era na educação para a Comunicação (Freire) fundada nos princípios de ordem ética, nos valores democráticos e do conhecimento tácito (Pollanyi, 1959). Esse trabalho é o começo de um debate que valoriza a descoberta da interface educação/comunicação que no quadro das novas tecnologias, vem enfatizar suas implicações na formação e prática docente,
Abstract: This work aims to analyze Education and Communication s importance, along with information technology, as constituents of reflexive changes of how human beings build their knowledge and transmit their experiences and values. In attempt to better understand how works this process, we look forward to contextualize how occur these interactions, through analysis of some communicational models used on education and of media s interference on school context. To use communication (learn by doing) is the best methodology to make students exert their expression rights for a democratic Education. Comprehending this reality Mário Kaplun used the term Educommunication applied for communitarian questions awareness, the mediaeducation, in other words to build new communicative ecosystems, which demand prepared and qualified persons to use these techniques at NGOs, churches, museums and schools. The research leads to a deliberation about how Communication is the element whereby human being changes himself in to subject of his own history, in the picture of a transdisciplinarity that (Prigogine,1996) mentions and declares the end of certainties and knocks down any theory intended to be definitive. Thus transdisciplinarity introduces a new age in education for Communication (Freire) based on ethical order principles, on democratic values and of tacit knowledge (Pollanyi, 1959). This work is the beginning of a debate that valorizes education/communication interface s discovery which in the picture of new technologies comes to emphasize it s implications for teacher s formation and praxis
Referência: Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-10-18
Tags: