Objetos digitais de aprendizagem de História do Brasil para o Ensino Médio : uma proposta de roteiro avaliativo para o professor-curador
Ano: 2017
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Souza, Renato Fontes de
Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Assunto: Historia do Brasil (Ensino Medio),Tecnologia educacional,Objetos de aprendizagem,Curriculum,History of Brazil (High School),Educational technology,Learning Objects
Resumo: Esta pesquisa integra a linha Novas Tecnologias na Educação do programa de pós-graduação em Educação: Currículo, da PUC/SP, e versa sobre os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) de História do Brasil para o Ensino Médio. A partir da questão-problema, Quais critérios os professores de História podem empregar para selecionar objetos digitais de aprendizagem de História do Brasil para o Ensino Médio?, essa pesquisa com abordagem qualitativa realizou uma análise documental e objetivou apresentar um histórico do ensino de História no Brasil, propor a organização de um roteiro para análise de objetos digitais de aprendizagem dessa disciplina para o Ensino Médio, levantar e analisar exemplos de ODA a partir do roteiro elaborado e indicar possíveis caminhos para a curadoria de objetos digitais de aprendizagem pelos docentes de História. Os dados colhidos permitiram o desenvolvimento de um roteiro para identificação, análise e seleção de objetos digitais de aprendizagem segundo critérios técnicos, conceituais e pedagógicos de forma a integrar esses materiais à prática pedagógica. Os dados apontam, também, caminhos que podem contribuir para o ensino de História do Brasil com uso de tecnologias digitais de informação e comunicação,
Abstract: 'This research integrates the New Technologies in Education line of the postgraduate program in Education: Curriculum, from PUC / SP, and is about the Digital Learning Objects (ODA) of History of Brazil for High School. From the problem question, "What criteria can History teachers use to select digital learning objects from History of Brazil for High School?", This research with a qualitative approach carried out a documentary analysis and aimed to present a history of the teaching of History in Brazil, propose the organization of a script for the analysis of digital learning objects of this discipline for High School, raise and analyze examples of ODA from the elaborate script and indicate possible paths for curating digital learning objects by History teachers. The data collected allowed the development of a roadmap for the identification, analysis and selection of digital learning objects according to technical, conceptual and pedagogical criteria in order to integrate these materials into pedagogical practice. The data also point out ways that can contribute to the teaching of History of Brazil with the use of digital information and communication technologies'
Referência: Dissertação (Mestrado Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Pa2017-12-15
Tags: