Novas tecnologias e educação : preparando a escola para a chegada da TV Digital Interativa
Ano: 2005
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Souza, Karla Isabel de
Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
Assunto: Protagonismo juvenil,Educacao,Formacao de professores,Conhecimento e aprendizagem,Teacher training,Youthful protagonism,Education for dialogue,Knowledge and learning
Resumo: Resumo: Esta pesquisa discutiu questões relacionadas às novas tecnologias da comunicação na educação, tendo como amostra uma comunidade escolar que se propõe a construir uma nova pedagogia.É um estudo de caso que se inicia com a ambientação de Recursos Tecnológicos pelas educadoras, a princípio fora da sala de aula, que, aos poucos vão sendo introduzidos no ambiente escolar. As ações que se sucedem no decorrer deste trabalho ocorrem no espaço escolar e são de cunho prático, pois damos suporte às necessidades principalmente das educadoras, e também a toda a comunidade escolar envolvida.Como conclusão apresentamos uma escola que está em processo de inclusão de recursos tecnológicos de comunicação no seu cotidiano. É um processo lento, pois a comunidade busca uma posição político-pedagógica própria, construindo, assim, uma nova pedagogia, a pedagogia da comunicação
Abstract: Abstract: This research discussed issues about new technologies in communication and education, considering a school community that proposes a new pedagogy.This is a case study that begins with technology resources awareness by teachers, first, out of classroom spaces and then introduced to school environment. The actions that will be described took place at the school environment and have a practical approach, because we give support for teachers necessities principally, as well as ali school community. A conclusion will be presented as a school thats improving the usage of communication technology resources in its every day life. This is a slow process because the community looks for its own politician-pedagogical approach, developing a new pedagogy, the communication pedagogy
Referência: SOUZA, Karla Isabel de. Novas tecnologias e educação: preparando a escola para a chegada da TV Digital Interativa. 2005. 112p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: