Novas tecnologias e educação : preparando a escola para a chegada da TV Digital Interativa



Trabalho

Ano: 2005

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Mestrado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Souza, Karla Isabel de

Orientador: Sergio Ferreira do Amaral


Assunto: Protagonismo juvenil,Educacao,Formacao de professores,Conhecimento e aprendizagem,Teacher training,Youthful protagonism,Education for dialogue,Knowledge and learning


Resumo: Resumo: Esta pesquisa discutiu questões relacionadas às novas tecnologias da comunicação na educação, tendo como amostra uma comunidade escolar que se propõe a construir uma nova pedagogia.É um estudo de caso que se inicia com a ambientação de Recursos Tecnológicos pelas educadoras, a princípio fora da sala de aula, que, aos poucos vão sendo introduzidos no ambiente escolar. As ações que se sucedem no decorrer deste trabalho ocorrem no espaço escolar e são de cunho prático, pois damos suporte às necessidades principalmente das educadoras, e também a toda a comunidade escolar envolvida.Como conclusão apresentamos uma escola que está em processo de inclusão de recursos tecnológicos de comunicação no seu cotidiano. É um processo lento, pois a comunidade busca uma posição político-pedagógica própria, construindo, assim, uma nova pedagogia, a pedagogia da comunicação


Abstract: Abstract: This research discussed issues about new technologies in communication and education, considering a school community that proposes a new pedagogy.This is a case study that begins with technology resources awareness by teachers, first, out of classroom spaces and then introduced to school environment. The actions that will be described took place at the school environment and have a practical approach, because we give support for teachers necessities principally, as well as ali school community. A conclusion will be presented as a school thats improving the usage of communication technology resources in its every day life. This is a slow process because the community looks for its own politician-pedagogical approach, developing a new pedagogy, the communication pedagogy


Referência: SOUZA, Karla Isabel de. Novas tecnologias e educação: preparando a escola para a chegada da TV Digital Interativa. 2005. 112p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: