Paradigm shift : uma aventura em busca do jogo
Ano: 2011
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Souza, Jaderson Aparecido de
Orientador: Petry, Luís Carlos
Assunto: Game design,Topofilosofia,Educacao,Game,Jogos digitais,Conhecimento,Metaphilosophy,Education,Game,Digital games,Knowledge
Resumo: conhecimento e de aprendizagem. Parte da discussão atual acerca dos fundamentos teóricos dos games, a partir dos pressupostos ontopragmáticos da topofilosofia e da ontologia geral dos metaversos e games. Metodologicamente, concebe a produção de um game como a produção de um objeto cultural e cognitivo que se organiza segundo princípios do design de narrativas, ambientes tridimensionais e personagens, integrados no movimento cultural atual dos nativos digitais. Discute a relação entre os pressupostos metodológicos da abordagem das novas tecnologias, com o binômio narratologia-ludologia e com as atuais reflexões educacionais que tomam os games como objetos cognitivos. Aborda os contextos de produção de um game, enfocando as pesquisas da área hipermídia, que mostram os games como agentes culturais que promovem a criatividade e liberdade humanas na era digital, a sua pertinência como ludicidade produtora de sentidos e como horizonte de produção de conhecimento. Retoma o debate do uso dos games nos processos educativos confrontando-os com as questões do entretenimento e da pesquisa científica que utiliza as novas tecnologias. Situa e delineia os parâmetros metodológicos e limites conceituais para a produção de um game que tenha por objeto conceitos. Propõe a estrutura normativa de um game design document, sua parametrização e seu desenvolvimento em um protótipo digital de alta fidelidade. Culmina na perspectiva da complexidade dos games como objetos digitais e culturais que se situam no horizonte entre arte, ética e ciência, fundamentais para o desenvolvimento da cultura pós-moderna,
Abstract: This study addresses the issue of the production of games and its scope as objects of knowledge and learning. Part of the current discussion is about theoretical elements of the games from the ontologically pragmatic assumptions of the metaphilosophy and of the general ontology of the metaverses and games. Methodologically, the production of a game is conceived as the production of a cultural and cognitive object which is organized according to the principles of the narrative designs, three-dimentional environments and characters integrated in the current cultural movement of the digital natives. It is discussed the relation among the methodological assumptions of the approach of the new technologies, the narratology and playful and the current educational reflections that take the games as cognitive objects. It approaches the production contexts of a game, focusing the hypermedia research areas which show the games as cultural agents that promote the human creativity and freedom in the digital era, its relevance as playfulness sense producer and as horizons of knowledge production. It resumes the discussion of the use of games in the educational process confronting them with the entertainment issues and the scientific research that uses the new technologies. It locates and delineates the methodological parameters and conceptual limits for the production of a game which has concepts as objects. It proposes the normative structure of a game design document, its parameter and its development in a high fidelity digital phototype. It culminates in the perspective of the games complexities as digital and cultural objects that locates in the horizons among art, ethics and science, fundamental to the development of the postmodern culture
Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011-08-29
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