Ensino Superior 2.0 : o English Central como ferramenta de apoio para o ensino-aprendizagem de inglês



Trabalho

Ano: 2017

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Silva, Vinicius da Silva e

Orientador: Gatti, Daniel Couto


Assunto: Aprendizagem,Lingua Inglesa - Estudo e ensino - Ensino auxiliado por computador,Plataformas digitais,Tecnologia educacional,Language learning,English language - Study and teaching - Computer-aided teaching,Digital platforms,Educational technology


Resumo: Esta pesquisa discute o papel que as tecnologias da informação e comunicação têm no ensino e aprendizagem de Inglês como segunda língua ou língua estrangeira. Para isso, investiga-se a implementação de uma plataforma digital, o English Central, em um curso de inglês dentro de uma faculdade de tecnologia da informação na cidade de São Paulo. Considera-se que os recursos oferecidos pela plataforma, vídeos autênticos ou produzidos por ela, o aprimoramento da pronúncia e da entonação por meio de um software de reconhecimento de voz, bem como as atividades para aprimoramento lexical, podem contribuir para uma aprendizagem de uma língua estrangeira em um curso híbrido. Apresentamos, em primeiro plano, a evolução das tecnologias educacionais, com foco no CALL (Computer Assisted Language Learning), para o ensino de línguas estrangeiras e como elas podem ser utilizadas para dar suporte às aulas presenciais. Em um segundo momento, discutimos os métodos e as abordagens para o ensino da Língua Inglesa, tendo como apoio para nossa pesquisa o Communicative Language Teaching, o Lexical Approach, a teoria do Pós-Método e o Conectivismo. Esta pesquisa relata como a implementação da plataforma foi feita e como seus recursos foram utilizados para a elaboração das atividades à distância. Esta pesquisa sugere diferentes atividades, embasadas pelos métodos e pelas abordagens para o ensino de línguas, visando ao desenvolvimento da compreensão oral e ao aprimoramento lexical dos alunos. Pudemos constatar que o papel do professor é fundamental para que as plataformas digitais sejam implementadas em um curso híbrido, devido ao seu conhecimento acerca do contexto no qual seu curso está inserido, bem como das necessidades e dos objetivos dos seus alunos,


Abstract: This research aims at discussing the role of Information Technology in the teaching and learning of a second or foreign language. To that end, we look into how a digital platform, called English Central, can be integrated into an English course at a college of information technology in the city of São Paulo. We assume that the resources offered by the platform, such as authentic or produced videos, voice recognition software to improve pronunciation, as well as the activities for vocabulary acquisition, can contribute to the learning of a foreign language in a blended course. Firstly, we present the evolution of the technologies used in education, with a focus on CALL (Computer Assisted Language Learning), and how they can be used to support face-to-face classes. Secondly, we discuss the methods and approaches used for teaching and learning English, with the Communicative Language Teaching, the Lexical Approach, the Post-Method and the Connectivism providing the support for our research. It also describes how English Central was integrated into the course and how its resources were used to develop the online activities. It also puts forward a few suggestions of activities, supported by the methods and approaches for language learning, aiming at the development of listening comprehension and vocabulary acquisition. We concluded that the role of the teachers is vital to the implementation of digital platforms in a blended course, due to them being sensitive to their teaching context, as well their students needs and interests


Referência: Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017-09-15

Tags: