Gênero digital homepage em educação online : uma análise sociorretórica bidimensional



Trabalho

Ano: 2014

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Campos, Karlene do Socorro da Rocha

Orientador: Crescitelli, Mercedes Fátima de Canha


Assunto: Genero textual digital homepage,Concepcao sociorretorica de genero textual,Analise bidimensional de genero textual digital,Educacao a distancia,Educacao online,Textual genre homepage,Sociorhetorical conception of genre,Two-dimensional analysis of digital genre,Distance education,Online education


Resumo: Esta pesquisa insere-se nos campos da Linguística e da Educação a Distância, mais especificamente da Educação Online, e consiste no estudo do gênero textual digital homepage em disciplinas do curso Matemática Licenciatura Modalidade a distância, oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Embasamo-nos, principalmente, na concepção sociorretórica de gênero textual, em que o gênero é concebido como uma entidade pragmática, na qual se entrelaçam as noções de propósito, contexto e ação. Nessa ótica, ao produzirem um gênero, os usuários visam a atingir um determinado propósito, e o sucesso da ação que o gênero veicula depende das escolhas linguísticas adequadas à situação comunicativa. Nossa hipótese é que o conhecimento da organização sociorretórica do gênero homepage auxilia o designer instrucional a promover uma interação positiva dos participantes de cursos online a distância com o conteúdo pedagógico e, consequentemente, a promover o seu envolvimento com o processo de ensino e aprendizagem. Para testá-la, examinamos essa organização nas homepages de disciplinas oferecidas no 2º semestre de 2012, na perspectiva do modelo de análise bidimensional de gêneros (ASKEHAVE, NIELSEN, 2004), que parte da análise sociorretórica proposta por Swales (1990) e considera, nos modos de leitura e navegação dos gêneros digitais, os propósitos comunicativos, as unidades funcionais que os caracterizam (movimentos retóricos e links), as estratégias retóricas empregadas para o alcance dos propósitos comunicativos. Pautamo-nos, principalmente, em estudos de gênero como ação social (MILLER, 2009, 2009a [1984], 2009b [1992], BAZERMAN, 2006 [1997], 2009a [2004], 2009b [1994], SWALES, 1990, BHATIA, 1993), de gênero textual digital (MARCUSCHI, 2010 [2004], ASKEHAVE, NIELSEN, 2004) e de hipertexto (LEMKE, 2002, FINNEMANN, 1999). O presente trabalho é um estudo de caso, fundado na observação e descrição de um fenômeno em contexto específico (MARTINS, 2008 [2006], YIN, 1984, 2005 [2003], TRIVIÑOS, 1987). Os resultados obtidos demonstram que conhecer a organização sociorretórica do gênero homepage propicia a organização de conteúdo pedagógico mais voltada aos interesses e às necessidades dos usuários. Por conseguinte, contribui para o envolvimento do aluno com o processo educacional,


Abstract: This research is inserted in the fields of Linguistics and Distance Education, specifically of Online Education. It comprises the study of digital genre homepage on subjects of the graduation course Mathematics Teaching Education - Distance Mode offered by the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP). We are based mainly on sociorhetorical conception of textual genre, in which genre is conceived as a pragmatic entity. In relation to this entity, the notions of purpose, context and action are interlinked. From this perspective, to produce a genre, users aim to achieve a certain purpose, and the success of the action that the genre conveys depends on the language choices appropriate to the communicative situation. Our hypothesis is that knowledge of the sociorhetorical organization of homepage genre helps the instructional designer in the development of educational activities that promote a positive interaction between participants of online distance learning courses and pedagogical contents, and consequently promote their involvement in the teaching and learning process. In order to test it, we examined this organization in homepages of courses offered in the 2nd half of 2012, considering the twodimensional analysis of genre model (ASKEHAVE, NIELSEN, 2004), that is founded on the sociorhetorical analysis proposed by Swales (1990), and that consider in the reading and navigating modes of digital genres, communicative purposes, functional units (rhetorical movements and links), and rhetorical strategies employed to achieve the communicative purpose. Primarily, we are based on studies of genre as social action (MILLER, 2009, 2009a [1984], 2009b [1992], BAZERMAN, 2006 [1997], 2009a [2004], 2009b [1994], SWALES, 1990, BHATIA, 1993), as well as on studies of digital text genre (MARCUSCHI, 2010 [2004], ASKEHAVE, NIELSEN, 2004) and hypertext (LEMKE, 2002, FINNEMANN, 1999). This thesis is a case study based on observation and description of a phenomenon in a specific context (MARTINS, 2008 [2006], YIN, 1984, 2005 [2003], TRIVIÑOS, 1987). The results obtained show that the knowledge of sociorhetorical organization of homepage genre provides an organization of pedagogical contents more oriented to interests and needs of users. Consequently, this knowledge contributes to the student engagement with the educational process


Referência: Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014-06-03

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