Formação inicial de professores e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação : busca de padrões orientadores



Trabalho

Ano: 2014

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Silva, Selma Colonna de Oliveira

Orientador: Sousa, Clarilza Prado de


Assunto: Formacao de professores,Padroes TIC,Padroes de formacao,Integracao das TIC ao curriculo,Teacher training,ICT standards,Training standards,Integrating ICT into the curriculum


Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais os fundamentos dos padrões em TDIC propostos em relevantes iniciativas de formação, registradas na literatura da área, e como tais propostas se refletem nos currículos de formação inicial de professores. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental cujo estudo demandou uma trajetória metodológica específica para a construção dos seus parâmetros de análise. Esta trajetória contou com fases distintas de coleta, seleção e análise de informações, tanto para a elaboração dos instrumentos de análise (roteiros) quanto para a própria análise dos dados levantados por esses instrumentos e seus resultados. Em uma primeira fase, o corpus da pesquisa foram os padrões de formação presentes em oito iniciativas nacionais e internacionais cuja análise se constituiu em parâmetros preliminares para, em fase posterior, identificar a existência de padrões em TDIC presentes na programação curricular de cursos de licenciatura em Pedagogia de Universidades públicas paulistas. Além desses parâmetros, foi elaborado um conjunto de seis dimensões de análise das competências em TDIC que podem ser abordadas na formação inicial de professores, que contou com os aportes teóricos de Millman & Darling-Hammond (1997), Tuijnman & Postlethwaite (1994), Ravitch (1996), Reigeluth (1997), Gros & Silva (2004), Piccioto (2005), Costa (2010), Almeida (2009, 2011), Almeida e Valente (2011) e Novaes (2013), entre outros. No conjunto de resultados das análises, foi possível identificarmos que, na configuração atual dos currículos, existe uma inviabilidade em se adotar padrões de formação TDIC pelo fato da grande maioria das disciplinas, que tratam especificamente do uso pedagógico das TDIC, serem optativas e também pela permanência da concepção de uma estrutura curricular mais instrumental do que integradora das TDIC na prática pedagógica,


Abstract: This research aims to identify the fundamentals of TDIC proposed standards in relevant training initiatives, recorded in the literature, and how such proposals are reflected in the curriculum of teacher education. To do so, we developed a documentary research study which required a specific methodological approach to the construction of its analysis parameters. This trend had distinct phases of collection, selection and analysis of information, both for the development of analytical tools (scripts) as to the actual analysis of the data collected by these instruments and their results. In a first phase, the corpus of the research were the training standards present in eight national and international initiatives whose analysis consisted of preliminary parameters at a later stage, to identify the existence of patterns in TDIC present in curricular programming degree courses in pedagogy of São Paulo State universities. In addition, these parameters, we designed a set of six dimensions of analysis of TDIC skills that can be addressed in initial teacher training, which included the theoretical contributions of Millman & Darling-Hammond (1997), Tuijnman & Postlethwaite (1994) , Ravitch (1996), Reigeluth (1997), Gros & Silva (2004), Piccioto (2005), Costa (2010), Almeida (2009, 2011), Almeida and Valente (2011) and Novaes (2013), among others. In the result set of analyzes, it was possible to identify that the current setting of curricula, there is an impossibility of adopting training standards TDIC because the vast majority of subjects, dealing specifically with the pedagogical use of TDIC, are optional and also by permanence of designing a curriculum more instrumental than integrative of TDIC in pedagogical practice


Referência: Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014-08-18

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