Cursos de língua portuguesa a distância : a interação em foco
Ano: 2004
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Campos, Karlene do Socorro da Rocha
Orientador: Marquesi, Sueli Cristina
Assunto: Lingua portuguesa -- Estudo e ensino,Ensino a distancia,Lingua Portuguesa
Resumo: Este trabalho insere-se nos campos da Educação a Distância (EaD), da Teoria da Enunciação e da Lingüística Textual e consiste no estudo da interação em um conteúdo didático voltado para um curso de língua portuguesa via Internet. Nele, nosso objetivo maior não é apresentar resultados que possam ser comprovado sem outros contextos, mas observar e analisar como ocorre a interação em um ambiente específico, para, assim, aprimorarmos nossa prática pedagógica em ambientes virtuais e contribuirmos com estudos futuros na área de EaD. Em um curso a distância mediado por computador, é por meio da linguagem escrita que o professor cria estratégias que envolvem e motivam os estudantes. Mas quais os fatores que propiciam, nesse universo, a interação e o envolvimento? Que efeitos de sentido eles produzem na construção da enunciação? Que tipos de relações eles instauram entre o professor e o aluno? Para tratarmos dessas questões, embasamo-nos em estudos sobre enunciação e subjetividade, interação pela linguagem, interacionismo social e interação em sala de aula. Na análise realizada no corpus da pesquisa, verificamos a ocorrência das seguintes estratégias interacionais: marcas de subjetividade, uso de declarações, explicações, exemplificações, perguntas, solicitações, recomendações, convites, suposições, retomadas e sugestões, marcas de oralidade e de informalidade. Tais estratégias instauram entre o aluno e a figura do professor - impressa no material didático - relações racionais ou intelectuais, sensoriais e afetivas,
Abstract: This work is in the field of Distance Education, Enunciation Theory and Textual Linguistics. It consists in the study of interaction within a learning material developed for a Portuguese language Internet course. It is not our main objective to present results that can be tested in different contexts, but to observe and analyze how interaction occurs in a specific environment in order to improve our pedagogic practice and contribute to future studies in the distance education area. In a distance education computer-mediated course, the teacher creates strategies involving and motivating the students through written language. But what are the factors that make interaction and involvement possible within this universe? What sense effects do they produce in the construction of enunciation? What kinds of relationship do they establish between teacher and student? To answer these questions we based our work on enunciation and subjectivity, language interaction, social interactionism and classroom interaction studies. We verified in our analysis the occurrence of the following interactional strategies: subjectivity marks, use of declarations, explanations, exemplifications, questions, requests, recommendations, invitations, suppositions, repetitions and suggestions, oral and informality marks. Such strategies create rational of intelectual, sensorial and affective relations between the teacher - represented by the learning material - and the student
Referência: Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004-11-14
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