Cultura digital : definições, elementos constituintes, aspectos históricos e a relação com memória (função cognitiva) e mentes estendidas



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Silva, Josiane Rosa da

Orientador: Basbaum, Sérgio Roclaw


Assunto: Cultura digital,Tecnologias,Mentes estendidas,Digital culture,Technologies,Extended minds - memory


Resumo: O trabalho versa sobre as relações entre tecnologia e conhecimento, compreendendo que as primeiras não são meramente acessórios e aparatos, mas interferem no curso da cultura. Do mesmo modo como a linguagem, desenvolvida pela inteligência humana, propiciou a comunicação entre os indivíduos de uma sociedade, desdobrando-se em inúmeros idiomas que constituem a identidade de povos e a sua cultura, também a tecnologia é uma criação do homem que retorna sobre ele e o transforma. No mundo contemporâneo, vivenciamos uma mutação cultural profunda, em que o modo de adquirir e produzir o conhecimento é colaborativo. Dentre os aspectos cognitivos implicados nas transformações agenciadas pela cultura digital, o trabalho destaca a memória, e suas implicações na constituição da cultura e da identidade individual e coletiva. O indivíduo reflete-se e retrata-se no outro. O processo de formação e alternância consecutiva do sujeito não ocorre de sua própria consciência, mas é algo consolidado socialmente, através das interações, dos vocábulos, do mundo virtual. O trabalho interroga o modo como a utilização das ferramentas digitais relacionase com a memória, levando em conta uma noção de mente estendida pelas tecnologias. Para tanto, recorreu-se à revisão bibliográfica extensa, em que se destacam Vilém Flusser, James Gleick, Jaques Le Goff e Andy Clark,


Abstract: The work deals with the relationship between technology and knowledge, realizing that the former are not merely accessories and devices, but interfere in the course of culture. Just as language, developed by human intelligence, it facilitated the communication between individuals of a society, unfolding into many languages that make up the identity of people and their culture, so the technology is a creation of man that returns on he and turns. In todays world, we experience a profound cultural change in the way to acquire and produce knowledge is collaborative. Among the cognitive aspects involved in the transformations brokered by digital culture, the work highlights the memory, and its implications in the constitution of culture and of individual and collective identity. The individual is reflected and portrayed on the other. The process of training and consecutive alternation of the subject is not of his own conscience, but its consolidated socially, through the interactions of words, the virtual world. The paper questions how the use of digital relates to memory tools, taking into account the notion of mind extended by technologies. To do so, it resorted to extensive literature review, which highlighted Vilém Flusser, James Gleick, Jaques Le Goff and Andy Clark


Referência: Dissertação (Dissertação em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016-04-28

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