Avaliação de impacto do uso de computadores na educação = um olhar sobre a pesquisa internacional
Ano: 2011
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Politicas, Administração e Sistemas Educacionais
Universidade (IES): UNICAMP
Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Educação
Fonte de dados: UNICAMP DSpace
Autor: Silva, Fabricio de Paula
Orientador: José Roberto Rus Perez
Assunto: Ensino gerenciado por computador,Politica educacional,Tecnologia educacional,Pesquisa educacional - Bibliografia,Computer-assisted instruction,Educational policy,Educational technology,Educational research - Bibliography
Resumo: Resumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar e sistematizar parte do conhecimento científico internacional acerca da avaliação de impactos do uso de computadores junto aos sistemas educacionais. Tal proposta originou-se da constatação da integração cada vez maior das tecnologias digitais à educação básica, nível escolar foco deste trabalho. Além disso, há, internacionalmente, um volume enorme de pesquisas publicadas, sendo que todo esse conhecimento, muitas vezes, permanece desconexo e espalhado por diversos repositórios. Observou-se, também, que, simultaneamente, há um grande interesse de pesquisadores em avaliar os resultados de tal processo, fomentando todo um campo de pesquisa, que se orienta, por sua vez, pela investigação do que muda no comportamento, pensamento e relações humanas de professores, alunos e gestores, em função da presença de computadores como um elemento comum dos sistemas educacionais. A partir de um mapeamento, que permitiu selecionar, um conjunto especial de artigos e publicações, algumas dezenas de trabalhos relevantes à pesquisa em questão, buscou-se organizar o quê as pesquisas avaliam e como elas avaliam. Isso significa a sistematização de categorias de análise e métodos de pesquisa utilizados nos documentos revisados. Tendo por universo um conjunto específico de publicações em língua inglesa, buscou-se lançar luzes, sobre o vasto conhecimento científico acumulado e divulgado internacionalmente, de modo a contribuir, também, para o desenvolvimento, cada vez maior, da pesquisa nacional.
Abstract: 'Abstract: This thesis aims to identify and systematize the scientific knowledge about the international impact evaluation of the use of computers in educational systems. This proposal stems from the findings of increasing integration of digital technologies for basic education, school level focus of this dissertation. Moreover, there is a enormous volume of international publications, and much of this knowledge often remains disconnected and spread across several repositories. It was noted that there is great interest from researchers in evaluating the results of that process, promoting a whole research field which is guided by research of what changes in behavior, thinking and human relationships of teachers, students and managers, with respect to the presence of computers as a usual component of education systems. Have been selected, from among thousands of studies, a few dozen relevant research for this dissertation, to organize "what" and "how" these studies carry out their evaluations. Which means the systematization of categories of analysis and research methodologies used in the documents reviewed. Based solely on a specific set of English language publications, we attempted to shed light on the vast knowledge that has been accumulated and disseminated internationally to contribute also to the increasing development of the national survey.,\$aPoliticas, Administração e Sistemas Educacionais'
Referência: SILVA, Fabricio de Paula. Avaliação de impacto do uso de computadores na educação = um olhar sobre a pesquisa internacional. 2011. 282 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:
Tags: