Os conceitos elementares de estatística a partir do homem vitruviano : uma experiência de ensino em ambiente computacional



Trabalho

Ano: 2008

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Silva, Edgard Dias da

Orientador: Magina, Sandra Maria Pinto


Assunto: Conceitos elementares de estatistica,Ambiente computacional,Ensino medio,Homem vitruviano,Intervencao de ensino,Educacao matematica,Matematica -- Estudo e ensino,Elementary concepts of statistics,Computational environment,High school,Vitruvian man,Intervention of education


Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar as potencialidades de uma intervenção de ensino sobre os conceitos elementares de Estatística com alunos do Ensino Médio, construída a partir de uma visita cultural (exposição de Leonardo Da Vinci), tendo como ferramenta o ambiente computacional. Trata-se de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, que seguiu um modelo quaseexperimental, no formato pré-teste/intervenção/pós-teste, complementada pela análise qualitativa das atividades executadas durante uma intervenção de ensino. Foram sujeitos da pesquisa 45 alunos de duas turmas da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola pública da periferia da cidade de São Paulo. As duas turmas foram alocadas aleatoriamente ao grupo experimental, que participou da intervenção e, ao grupo controle, que teve suas aulas rotineiras. Ambos os grupos responderam o pré-teste simultaneamente. Os alunos do grupo experimental visitaram a exposição Leonardo Da Vinci A exibição de um Gênio , focando o Homem Vitruviano , que explora as diversas proporções do corpo humano, depois, na sala de aula, coletaram seus próprios dados (idade, gênero, número de irmãos, peso, altura, envergadura dos braços, dentre outras), organizando-os em tabelas e gráficos, calculando medidas de tendência central, explorando as relações entre as medidas corporais e, finalmente, trataram os dados no ambiente computacional utilizando o software Tabletop. Após a intervenção os dois grupos responderam o pós-teste. Os resultados mostraram que o grupo experimental apresentou um desempenho estatisticamente superior no pós-teste, esse resultado, aliado aos resultados da avaliação qualitativa nos permite concluir que a intervenção de ensino, baseado num trabalho contextualizado ofereceu condições para uma aprendizagem significativa desses conceitos,


Abstract: 'The objective of this study was to investigate the potential of an intervention of education on the concepts of Statistics with elementary students from high school, built from a cultural visit (exhibition of Leonardo Da Vinci), and the environment as a tool complexity. It is a search for embossing qualiquantitative, which followed an almost-experimental model in the format pretest/ intervention/post-test, supplemented by qualitative analysis of the activities carried out during a speech of education. They were subjects of the search 45 students in two classes of the 2 nd grade of high school, a public school in the outskirts of the city of Sao Paulo. The two classes were randomly allocated to the experimental group, which participated in the intervention, the control group, which took its lessons routine. Both groups answered the pre-test simultaneously. Students in the experimental group visited the exhibition "Leonardo Da Vinci - A display of a Genius," focusing on the "Vitruvian man", which explores the various proportions of the human body, then in the classroom, collected their own data (age, gender, number of siblings, weight, height, size of the arms, among others), organizing them into tables and graphs, calculating measures of central tendency, exploring the relationship between the body measures, and finally dealt with the data on the environment using computer Tabletop software. After the speech the two groups answered the post-test. The results showed that the experimental group presented a statistically superior performance in the post-test, this result, combined the results of qualitative assessment allows us to conclude that the intervention of education, based on a work contextualized offered conditions for a significant learning these concepts'


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-05-08

Tags: