Avaliação formativa na educação on-line



Trabalho

Ano: 2006

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Caldeira, Ana Cristina Muscas

Orientador: Almeida, Maria Elizabeth de


Assunto: avaliacao da aprendizagem,avaliacao formativa,educacao a distancia,educacao on-line,Aprendizagem,Ensino a distancia,Internet na educacao,formative assessment,distance education,on-line education


Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo da avaliação da aprendizagem em ambientes digitais, investigando as contribuições e limitações dos recursos tecnológicos neste processo. Para isso, analiso um curso de pós-graduaçãolatu-sensu, o e-Business, realizado inteiramente a distância e voltado para profissionais da área de Tecnologia da Infonnação.A abordagem metodológica utilizada para a realização da pesquisa foi a qualitativa. O estudo de caso foi escolhido como estratégia de investigação em função de sua adequação aos objetivos da pesquisa: investigar a realidade a partir do contexto concreto e do vivido por alunos e professores. Como fontes de dados foram utilizados os registros das ferramentas fórum e e-mail do ambiente digital utilizado no curso e uma entrevista semi-estruturada,realizada com os professores do curso. Este trabalho discute quais seriam as bases de uma avaliação coerentecom os princípios de uma educação para a liberdade, para que a educação on-line possa superar a perspectiva da avaliação como instrumento de verificação de informações, servindo a uma função social de seleção dos estudantes. A pesquisa realizada aponta que a educação on-line pode favorecer a realização da avaliação formativa dos alunos, pennitindo a individualização dos processos de aprendizagem, a interação social e a auto-reflexão. Entretanto, os recursos tecnológicos também podem ser utilizados para reforçar uma avaliação focada no controle e domesticação dos estudantes. Os procedimentos, critérios e estratégias de avaliação devem ser coerentes com a proposta pedagógica do curso,


Abstract: The aim of this job is the study of the assessment in on line education investigating the contributions and restrictions of the technological resources in this procedure. In order to achieve this, I analyse a lacto-sensus post-graduation course, e-Business, which is completely distantly carried out and focused on professionals in the IT area. The research method used was the qualitative.Study of case was chosen as an investigation strategy because of its addaptation to the objectives of the research: investigating the reality based on the concrete context and the one lived by students and teachers. The recording of the discussions and e-mail tools of the learning management system and a research envolving the teachers were used as data source. This project discusses which ones would be the bases of an assessment coherent with the principles of an education aiming freedom, so that on-line education can surpass the assessment perspective as a proofing information tool.The research shows that on-line education could benefit the execution of the students formative assessment, leading to the individualization of the learning process, the social interaction and self-reflection. However, the technological resources can also be used to reforce an assessment focused on students control. The procedures, criterion and strategies of assessment must be coherent with the pedagogical proposal of the course


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-02-16

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