Um ambiente virtual para o ensino semipresencial de funções de uma variável real : design e análise
Ano: 2007
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Signorelli, Shirley Ferreira
Orientador: Frant, Janete Bolite
Assunto: EaD,Funcoes de uma variavel real,Ensino terceiro grau,Estrategia argumentativa,Funcoes de uma variavel real -- Estudo e ensino,Ensino auxiliado por computador,Matematica - Estudo e ensino,Educacao matematica,Distance learning,Part time distance course,Real functions of one variable,Undergraduate mathematics,Argumentative Strategy
Resumo: Nesta pesquisa objetivamos a elaboração e implementação de um ambiente virtual para um curso semipresencial, para estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação de uma instituição particular na cidade de São Paulo, dependentes na disciplina que aborda tópicos de pré-calculo. Nosso foco recaiu na análise do ambiente, da viabilidade das ferramentas e das interações que ocorreram a distância, no que tange o conteúdo de Funções de uma Variável Real. A metodologia utilizada, design research, permitiu propor e analisar as atividades sobre este tópico, incluindo a reestruturação e complementação deste ambiente. A plataforma Blackboard e as ferramentas foram analisadas segundo critérios definidos por Chaves (2000) e se mostraram eficazes como ambiente virtual de aprendizagem atendendo, para nosso curso, os critérios necessários. Entretanto, deixamos algumas críticas e sugestões para trabalhos futuros, principalmente quanto o papel do uso de ferramentas de comunicação em cursos semipresenciais. A análise dos discursos dos alunos e docente baseados no Modelo de Estratégia Argumentativa (CASTRO et al, 2004) permitiu levantar alguns aspectos sobre a compreensão de Funções de uma Variável Real que foram privilegiados nos diferentes espaços interativos como fórum, chat, e-mail e diário de rotina, tais como o fato de que a produção de significados em Matemática pode estar apoiada na autoridade do professor ou alunos bem vistos pela classe, na linguagem cotidiana e no aspecto cultural. Observamos ainda que além da falta de pré-requisitos de matemática básica, ainda há falta de cultura de trabalhos on-line,
Abstract: The purpose of this investigation was the elaboration and implementation of a virtual environment for a part time distance course for students of the Computer Science and Systems of Information. The students failed in a former discipline that approaches topics of elementary Mathematics. It happened in a particular university in the city of São Paulo. Our focus was on analyzing this environment, the tools and interactions that happened on distance mode, about the content of real function of one variable. The methodology used, design-based research, favored proposing and analyzing the activities about this topic, as well as their reorganization and, the re design of the environment. The Blackboard platform and the used tools were analyzed based on Chaves (2000) criteria, and it seemed efficient as a virtual environment for the learning in our course. However, we leaved some critical and suggestions for future works, mainly about the role of the tools for communication within part time distance courses. The analysis of the students and teacher speeches was based on the Model of Argumentative Strategy (CASTRO et al, 2004) and allowed to raise some aspects on the understanding of Real Functions of one variable, as they were privileged in the different interactive spaces such as forum, chat, email and daily log. Aspects like the meaning production in Mathematics can be produced due to the authority of a teacher or of another student who is considered good by the classroom peers, or based on everyday language usage or on cultural characteristics. Moreover, we found that besides the students lack of prerequisite elementary mathematics, there is a lack of a culture for on-line courses
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007-10-31
Tags: