O letramento eletronico e o uso do computador no ensino de lingua estrangeira : contribuições para a formação de professores



Trabalho

Ano: 2001

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Instituto de Estudos da Linguagem

Programa: Mestrado em Linguística

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Buzato, Marcelo El Khouri

Orientador: Denise Bertoli Braga


Assunto: Lingua estrangeira - Estudo e ensino,Computadores,Letramento,Ensino a distancia,Internet


Resumo: Resumo: Esta dissertação visa contribuir para a formação de professores com respeito ao uso de computadores no ensino de língua estrangeira. O argumento central do trabalho é que para que o professor possa utilizar o computador como ferramenta de ensino é necessário que ele seja letrado eletronicamente em sua formação. Além disso, para que o professor não familiarizado com computadores possa ser motivado a vencer a ansiedade que desfavorece a aquisição do letramento eletrônico do qual necessita, é preciso que ele tenha clareza sobre as vantagens oferecidas por esse tipo de ferramenta pedagógica. A perspectiva do letramento se mostra efetiva na reflexão sobre esta problemática porque as novas tecnologias da escrita transformam a maneira como concebemos e nos relacionamos com o texto nos dias de hoje e a formação letrada prévia do professor apoiada na cultura do texto impresso não basta para que ele domine sozinho as novas maneiras de produzir e interpretar sentidos e os novos recursos expressivos característicos do meio cibemético. O estudo conduzido colaborativamente pelo pesquisador e por uma professora de língua estrangeira caracterizada como semi-Ietrada eletrônica evidenciou que três classes de problemas relacionados a camadas gramaticais que se sobrepõem ao letramento alfabético no processo de aquisição de letramento eletrônico podem funcionar como gatilhos que favorecem o surgimento da sensação de impotência do usuário frente às demandas da escrita no ambiente cibemético. Investigou-setambém a maneira pela qual um usuário mais experiente pode atuar como par mais competente, favorecendo a interação e viabilizando a ação mediada que gera aprendizagem


Abstract: Abstract: Not informed.


Referência: BUZATO, Marcelo El Khouri. O letramento eletronico e o uso do computador no ensino de lingua estrangeira: contribuições para a formação de professores. 2001. 189 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: