Inclusão digital : historia de três professoras da rede pública estadual de São Paulo



Trabalho

Ano: 2009

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Santos, Nídia Lima Queiroz dos

Orientador: Manrique, Ana Lucia


Assunto: Formacao de professores,Novas tecnologias,Educacao matematica,Matematica -- Estudo e ensino,Professores -- Formacao profissional,Trabalho de grupo na educacao,Teacher training,New technology,Working in groups


Resumo: Este trabalho baseia-se no reconhecimento da importância de serem as novas tecnologias de comunicação e informação, em especial o computador, incorporadas na educação escolar como ferramenta educacional. Por considerar da maior importância este aspecto na formação de professores, a pesquisa teve por objetivo descrever e analisar o desenvolvimento profissional de três professoras de matemática, a partir do momento em que optaram por incluir a tecnologia informática em sua prática docente. A pesquisa procurou entender a relação das professoras que se sentiam excluídas digitalmente com as novas tecnologias. Para entender as novas tecnologias, em especial o computador, e trabalhar com elas foram necessárias oficinas que denominamos oficinas de informática : durante 7 meses houve 12 encontros com objetivos e características específicos para cada um, a fim de incluir as participantes digitalmente. A análise dos dados deu-se a partir dos encontros, todos gravados e filmados após autorização das participantes envolvidas no projeto de pesquisa com a utilização de ferramentas tecnológicas, como: câmera digital e MP3. Após a inclusão digital das professoras envolvidas, procuramos fazer a ligação entre o trabalho pedagógico e a ferramenta educacional no nosso caso, o computador . Nessa busca, conhecemos alguns programas matemáticos, em especial o Graphmatica, e estudamos as funcionalidades e potencialidades para o desenvolvimento de todos os tipos de funções, em especial função quadrática. Após a aquisição e o aprofundamento desse conhecimento, finalizamos nosso projeto de pesquisa com atividades registradas e comentadas através de história em quadrinhos envolvendo alunos da 8ª série do ensino fundamental II e do1º ano do ensino médio,


Abstract: 'This work is based on recognition of the importance of the new technologies of communication and information, especially the computer, incorporated in school education as educational tool. In view of this most important aspect in teacher education, the research aimed to describe and analyze the professional development of three teachers of mathematics, from the moment they chose to include the technology in their teaching practice. The research aimed to understand the relationship of the teachers - who felt excluded digitally - with new technologies. To understand the new technologies, especially the computer, and work with them were required workshops we call "computer shops": For 7 months there were 12 encounters with specific objectives and characteristics for each, to include participants digitally. Data analysis was made from the meetings, all written and filmed - after authorization of the participants involved in the research project - with the use of technological tools, such as digital camera and MP3. After the digital inclusion of the teachers involved, trying to link the work and teaching educational tool - in our case, the computer. In this search, we met some mathematical programs, especially the Graphmatica, whose features and capabilities for the development of all types of functions, especially quadratic function, we studied. After the acquisition and development of knowledge, finally our research project with activities - reported and commented through comics - involving students in the 8th grade of elementary school do1 II and grade of high school'


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009-10-15

Tags: