Tecnologias em rede e a construção de conhecimento : uso das redes sociais na atividade docente
Ano: 2010
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Santos, Leandro Alves dos
Orientador: Petry, Luís Carlos
Assunto: Aprendizagem,Ciberespaco,Hipermidia,Educacao -- Inovacoes tecnologicas,Internet na educacao,Redes de relacoes sociais,Tecnologia educacional,Learning,Cyberspace,Social networks,Technology,Hypermedia
Resumo: A presente pesquisa apresenta e analisa o uso do atual conceito de redes sociais em ambientes de escolas públicas, situando a internet e o ciberespaço como um lugar que não somente fomenta o diálogo entre os membros da comunidade digital das redes, mas igualmente possibilita a construção colaborativa de grupos de conteúdos partilhados cognitivamente. Mostra que enquanto lugar digital, em um único site, constrói-se oportunidades de representação do pensamento, a partir de diversas estratégias da linguagem hipermídia, agregando múltiplos olhares, materializados, por meio de textos escritos, de imagens, de sons e de movimentos. São discutidos autores que enfocam os conceitos que alicerçam as relações conceituais, a partir dos referenciais teóricos para redes sociais, tecnologias da informação e da comunicação e teorias gerais da aprendizagem. Analisa o uso da tecnologia voltada à construção do conhecimento, a partir do enfoque da teoria das redes sociais, do conceito de matrizes e da idéia do espaço como um campo navegável, mostrando que é possível a modelagem de ambientes que instiguem as crianças e adolescentes a tecerem suas idéias colaborativamente. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com alunos do ensino fundamental e ensino médio de escolas distintas públicas. A análise dos dados recolhidos nos blogs demonstra o estabelecimento de um espaço de interação que favoreceu o processo de ensino-aprendizagem interferindo no processo comunicacional, tornando os alunos não apenas receptores, mas também emissores de mensagens,
Abstract: The aim of this study is to present and analyze the use of the current concept of social networking environments in public schools, bringing the Internet and cyberspace as a place that not only encourages the dialogue among members of the digital networks but also allow the collaborative construction of user groups related to shared contents cognitively. It shows that while a digital space in a unique site, opportunities are built to represent of thought, from a variety of strategies such as hypermedia language, bringing multiple perspectives, materialized by means of written texts, images, sounds and movements. The authors discussed here focused on the concepts that underpin the conceptual relationships from the theoretical framework for social networks, information technologies and communication and general theories of learning. It analyzes the use of technology focused on the construction of knowledge, from the viewpoint of the theory of social networks, the concept of arrays and the idea of space as a navigable field, showing that it is possible to model environments that incites children and adolescents weave their ideas collaboratively. This is a qualitative study developed with students from elementary and high schools from different public schools. The analysis of data, collected in blogs, demonstrates the establishment of an interactive process that favored the teaching-learning interferes with the communication process, showing the students not only as receivers but also senders of messages
Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-05-13
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