Avaliação do uso de ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de graduação a distância em Contabilidade
Ano: 2013
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Santos, Julio Cesar dos
Orientador: Galegale, Napoleao Verardi
Assunto: Educacao a distancia,Tecnologia da informacao,Ambientes virtuais de aprendizagem,Distance education,Information technology, Virtual learning environments
Resumo: O presente trabalho insere-se na discussão sobre a utilização de ambientes virtuais em cursos a distância de Contabilidade em nível de Graduação. Essa preocupação se justifica devido ao grande crescimento do EaD no Brasil, pois, nesse contexto, faz-se necessária uma abordagem sobre os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que se constituem num recurso muito utilizado e discutido na educação mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A partir dessa perspectiva, a proposta para este trabalho é discutir o ponto de vista do curso de Ciências Contábeis na modalidade EaD, em especial qual a percepção do coordenador de curso sobre as funcionalidades dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem hoje existentes e se eles são adequados para a mediação de um curso de Ciências Contábeis a distância. Para investigar esses questionamentos, criou-se um instrumento de avaliação Survey, com questões voltadas às funcionalidades dos ambientes virtuais utilizados nas Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de Graduação em Ciências Contábeis na modalidade a distância, e que tenha polo de apoio presencial na cidade de São Paulo. Os resultados mostram que adequações e melhorias nas ferramentas são necessárias levando-se em conta vários aspectos apontados na análise dos dados. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir de maneira eficaz para melhorias das ferramentas dos ambientes virtuais,
Abstract: This work is part of the discussion about the use of virtual environments in distance learning courses in Accounting Undergraduate level. The motivation for its existence is justified due to the large growth of distance education in Brazil. In such context it is necessary an analysis about Virtual Learning Environment, which is a feature widely used and discussed in education mediated by Information and Communication Technologies (ICT). From this perspective, the proposal for this paper is to discuss the point of view of the Accounting course in DL mode s agents, especially the perception of the course coordinator about the features of Virtual Learning Environments that now exist and whether they are suitable for mediation of a course in Accounting in the distance modality. To investigate these questions, we created an assessment tool Survey, with questions related to the features of virtual environments used in High Education Institutions that offer undergraduate courses in Accounting in the distance modality, and has a pole of face support in the city of São Paulo. The results show that adaptations and improvements are necessary tools taking into account various aspects highlighted in the data analysis. It is hoped that this work can contribute effectively to improve the tools of virtual environments
Referência: Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013-06-27
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