Currículo e tecnologia : estudo de caso sobre a Plataforma Foco Aprendizagem como apoio no planejamento escolar



Trabalho

Ano: 2017

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Santos, Eulalia Arias

Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da


Assunto: Curriculo - Planejamento,Tecnologia educacional,Planejamento educacional,Curriculum planning,Educational technology,Educational planning


Resumo: Esta pesquisa se insere na Linha de Pesquisa Novas Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo. Versa sobre o planejamento escolar buscando descrever sua construção coletiva na escola. Para tanto, analisa a trajetória realizada por um grupo de educadores, em uma escola pública do município de São Paulo, sustentado pela proposta instituída pela SEE SP com o apoio da ferramenta tecnológica, Plataforma Foco Aprendizagem, em desenvolvimento, nas escolas estaduais paulistas. A presente pesquisa busca promover reflexões voltadas ao fazer pedagógico, assim o planejamento e os instrumentos facilitadores que potencializam o cumprimento do Currículo, se tornam uma iniciativa relevante, para que o educador se coloque como sujeito da ação. A reflexão que se faz, é que planejar exige compromisso reflexão, desse modo, nesta pesquisa será contemplada, particularmente, a reflexão sobre o planejamento escolar apoiada na Plataforma Foco Aprendizagem, visando a ressignificação da prática educativa que tem o seu desdobramento na aprendizagem significativa do aluno. Conclui-se que a escola está traçando sua trajetória na direção de uma nova construção do planejar-avaliar-replanejar da prática pedagógica,


Abstract: This research is carried out for the interest of analyzing the school planning to describe its collective construction in the school. To do so, it analyzes the trajectory carried out by a group of educators, in a public school in the city of São Paulo, supported by the proposal instituted by SEE SP with the support of the technological tool, Platform Foco Aprendizagem, in development, in the state schools of São Paulo. In this sense, the present research seeks to promote reflections aimed at pedagogical making, so the planning and the facilitating instruments that enhance the fulfillment of the Curriculum, become a relevant initiative, so that the educator becomes a subject of action. The reflection that is made, is that planning requires a reflection commitment, in this way, in this research will be contemplated, particularly, reflection on school planning supported in the Learning Focus Platform, aiming at the re-signification of the educational practice that has its development in the significant learning of the student,


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017-09-11

Tags: