Educação financeira on-line



Trabalho

Ano: 2014

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Santos, Daniel Barbosa dos

Orientador: Silva, Alexandre Campos


Assunto: Financas,Educacao financeira,Tecnologia,Midias digitais,Finance,Financial education,Technology,Digital media


Resumo: O presente trabalho pretende estudar os meios digitais que podem auxiliar o indivíduo a buscar informações para melhorar o relacionamento com suas finanças pessoais, pois o ato de se endividar pode colocar em risco o equilíbrio do orçamento familiar. O uso da rede mundial de computadores, aliado a suportes de áudio, vídeos, simuladores e as tecnologias de mobilidade para divulgar a educação financeira podem ser modelo para uma orientação econômica pessoal. A saúde financeira depende de uma boa relação com o tempo. Além de saber o quanto se ganha e como se gasta, é fundamental estar atento ao momento em que o dinheiro entra e o instante em que ele sai. O ideal é coordenar as despesas para que estas sempre aconteçam após a entrada do dinheiro, evitando a necessidade de empréstimos e, claro, o pagamento de juros. O estudo sugere que utilizar a tecnologia para auxiliar na educação financeira pode ser uma importante ferramenta na organização e na programação dos gastos familiares, fomentando o consumo consciente e evitando o endividamento e a inadimplência,


Abstract: The present work aims to study digital media that can assist individuals to seek information to improve the relationship with their personal finances, because the act of going into debt can endanger the balance of the family budget. The use of the World Wide Web, combined with supports sounds and video simulators and mobility technologies to promote financial education can be a personal economic model for guidance. The financial health depends on a good relationship with time. In addition to knowing how much you earn and how you spend it is crucial to be aware of the instance the money comes and the moment it leaves. Thereby, to understand the nature of debt, it is important to understand the debt cycle. The ideal is to manage the expenditures before the entrance of money, avoiding on thi way the need for loans and of course the interest payment. The study suggests that using technology as an aid to financial education can be an important ally in the organization and programming of household spending, promoting, consumer, awareness and avoiding debt and bad debt


Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014-02-22

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