Formação online de professores de inglês dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, sob a perspectiva da complexidade



Trabalho

Ano: 2018

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Burian, Eliana Aparecida Oliveira

Orientador: Freire, Maximina Maria


Assunto: Professores de ingles - Formacao profissional,Ensino a distancia,Tecnologia educacional,English teachers - Occupational training,Distance education,Educational technology


Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo descrever e interpretar o fenômeno: a vivência de um curso online de formação de professores de inglês dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, na perspectiva da complexidade, sob o ponto de vista desses professores. O estudo se fundamenta na epistemologia da complexidade (MORIN, 2010a, 2010b, 2011), na auto-heteroecoformação tecnológica de professores (FREIRE, 2009, FREIRE e LEFFA, 2013), na educação a distância ((MOORE & KREASLEY, 2008, ANDERSON & DRON, 2011), no design educacional complexo (FREIRE, 2013), e na metodologia de aprendizagem baseada em projetos (BEHRENS, 2006). Trata-se de um estudo de base qualitativa, por partir de questionamentos que mostram qualidades como seu foco investigativo, utiliza instrumentos e procedimentos que não estão sob o controle positivista, busca interpretações que não são replicáveis e generalizáveis, porém válidas e confiáveis (Freire, 2012). Os instrumentos de pesquisa, materializados por meio de textos produzidos pelos professores-alunos, foram registrados no próprio ambiente do curso e no diário registrado pela professora designer durante toda preparação, execução e reflexão do curso de formação proposto no presente estudo. O material de investigação foi interpretado com base na abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2007, 2010, 2012, 2017). O estudo contou como participantes professores de inglês dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino da cidade em São Paulo. A interpretação dos textos de pesquisa revelou que o fenômeno se estrutura em nove grandes temas e seus desdobramentos: satisfação, aprimoramento, ampliação, inovação, articulação, reflexão, conscientização, desafio e dificuldade,


Abstract: 'The objective of this study was to describe and interpret the phenomenon: The experience of an online education course for language teachers of the Final Years of public Elementary schools in São Paulo, from a complex perspective, from the point of view of these teachers. The study was based on the epistemology of complexity (MORIN, 2010a, 2010b, 2011), on the technological self-hetero-eco-formation of teachers (FREIRE, 2009, FREIRE and LEFFA, 2013), on distance education studies (MOORE & KREASLEY, 2008, ANDERSON & DRON, 2011), on the complex educational design (FREIRE, 2013), and on project based learning methodology (BEHRENS, 2006). It was a qualitative study, based on questions that show qualities as their investigative focus. This research used instruments and procedures that were not under the positivist control, it sought interpretations that are not "replicable and generalizable", but "valid and reliable" (FREIRE, 2012). The research instruments, materialized through texts produced by the teacher-students participants, were recorded in the course environment. A diary was registered by the teacher-designer during the preparation, execution and reflection stages of the course proposed. The research material was interpreted based on the complex hermeneutic-phenomenological approach (FREIRE, 2007, 2010, 2012, 2017). The interpretation of the research texts revealed that the phenomenon on focus was structured by nine major themes: satisfaction, improvement, expansion, innovation, articulation, reflection, consciousness, challenge and difficulty which emerged and were illustrated in this study'


Referência: Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018-03-27

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