Aprendizagem mediada por linguagens de autoria : o Scratch na visão de três pesquisadores
Ano: 2014
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Santos, Ângelo Costa dos
Orientador: Almeida, Fernando José de
Assunto: Scratch,Aprendizagem,Tecnologia,Educacao,Learning,Curriculum,Technology,Education
Resumo: Este estudo investiga a relevância da linguagem de autoria Scratch em contexto formal de aprendizagem, identificando suas contribuições e limitações através da análise de três dissertações de mestrado (MARQUES, 2009, OLIVEIRA, 2009 e PINTO, 2010). Para alcançar os objetivos gerais e específicos, este trabalho tem como base metodológica a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O processo de busca realizado em bancos de teses e dissertações teve como recorte temporal o intervalo entre 2007 e 2014, com o objetivo de estabelecer uma visão geral acerca das publicações acadêmicas sobre o objeto de estudo. A organização sistemática de informações, processo de pré-seleção e leitura seletiva, possibilitaram a criação de três categorias de análise (autonomia, resolução de problemas e raciocínio lógico), termos que se destacavam na intepretação dos pesquisadores ao longo do nosso processo de análise. A interpretação e análise de resultados evidenciam que a linguagem de autoria Scratch possibilita ao educando criar estratégias de aprendizagem mais significativas. Entre os pesquisadores foi identificada convergência de diálogo neste sentido, porém, os mesmos concluem que a linguagem por si só não garante ao aluno chegar mais longe em seu processo de aprendizagem, sem a mediação de um professor. Neste caso, acredita-se que o debate em torno do uso desta linguagem na educação deve permanecer aberto, possibilitando novas discussões sobre sua relevância na educação,
Abstract: This study aims to investigate the relevance of authorship Scratch language in formal learning context, identifying their contributions and limitations by analyzing three masters dissertations (Marques, 2009, OLIVEIRA, 2009 and Pinto, 2010). To achieve the goals and objectives, this study has a methodological basis bibliographic research with qualitative approach. The search performed on databases of theses and dissertations had the time interval between 2007 and 2014, aiming to establish an overview of academic publications on the subject of study. The systematic organization of information, process of pre-selection and selective reading, enabled the creation of three categories of analysis (autonomy, problem solving and logical reasoning), that stood out in terms Interpretation of researchers throughout our analysis process. The interpretation and analysis results show that the authoring language allows Scratch to create more meaningful student learning strategies. Among the researchers was identified convergence of dialogue in this sense, however, they conclude that the language itself does not guarantee the student to go further in their learning process, without the mediation of a teacher. In this case, it is believed that the debate around the use of this language in education must remain open, enabling further discussion about its relevance in education
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014-07-30
Tags: