A percepção do professor sobre o uso de ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Santos, Alexandre

Orientador: Hessel, Ana Maria Di Grado


Assunto: Educacao a distancia,Ambiente Virtual de Aprendizagem,Ferramentas Educacionais,Distance education,Virtual Learning Environment (VLE),Educational Tools


Resumo: O seguinte estudo tem como foco a percepção do professor acerca das ferramentas educacionais em ambientes virtuais no âmbito da Educação a distância. O interesse pela temática surgiu em decorrência da trajetória do autor como docente, coordenador de curso na modalidade EaD e Design Educacional. Em ambientes dessa natureza, cabe ao docente acompanhar as atividades discentes, motivar a aprendizagem, orientar e proporcionar ao aluno condições para a aprendizagem. As reflexões fundamentais a que este trabalho se propõe são: a. Os ambientes virtuais disponibilizados para o docente fornecem as ferramentas educacionais necessárias para que os professores possam adotar uma dinâmica eficaz? b. Os docentes participam da escolha de ferramentas e materiais didáticos utilizados nos ambientes virtuais de aprendizagem? A metodologia compreende a aplicação de uma Pesquisa Descritiva Qualitativa, do tipo Estudo de Casos Múltiplos, junto a educadores que já trabalham com plataformas EaD, e posterior análise de dados baseada em Bardin (1977) e Franco (2008): levantamento do estado da arte do uso de ferramentas em ambientes digitais de aprendizagem e pré-análise. As evidências percebidas neste panorama. Para a análise e interpretação contextual neste trabalho, a utilização do registro das palavras repetidas no corpus da entrevista denominada como Categoria Inicial (Frequência de Palavras). O agrupamento das categorias iniciais deram origem às categorias intermediárias. Deste modo as categoriais iniciais e intermediárias apresentadas beneficiam a construção das categorias finais. As entrevistas transcritas integralmente. Embora cada entrevista tenha contemplado ambientes/plataformas diferentes: Canvas, Teleduc, Blackboard, Moodle, as cinco entrevistas acabam por evidenciar a percepção dos professores inquiridos sobre o uso das ferramentas educacionais nos AVA especificamente nas Instituições onde atuam ou atuaram


Abstract: The following study focuses on the teachers perception of educational tools in virtual learning environments (VLE) within the scope of distance education. The interest in the theme arose as a result of the authors trajectory as a teacher, coordinator of the course in distance education and designer educational. In such environments, it is up to the teacher to monitor student activities, motivate learning, guide and provide the student with conditions for learning. The fundamental reflections that this work proposes are: a. Do the virtual environments made available to the teacher provide the educational tools necessary for teachers to adopt an effective dynamic? B. Do teachers participate in the choice of tools and teaching materials used in virtual learning environments? The methodology comprises the application of a Qualitative Descriptive Research, of the Multiple Case Study type, with educators who already work with DE (Distance education) platforms, and subsequent data analysis based on Bardin (1977) and Franco (2008): The evidences perceived in this panorama. For the contextual analysis and interpretation in this work, the use of the record of words repeated in the corpus of the interview denominated as Initial Category (Frequency of Words). The grouping of the initial categories gave rise to the intermediate categories. In this way, the initial and intermediate categories presented benefit the construction of the final categories. Survey of the state of the art of the use of tools in digital environments of learning and pre-analysis. The interviews, transcribed in full. Although each interview included different environments / platforms: Canvas, Teleduc, Blackboard, Moodle, the five interviews end up showing the perception of the interviewed teachers about the use of educational tools in VLE specifically in the Institutions where they work or have worked


Referência: Tese (Doutorado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020-09-17

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