Vídeos educacionais : da concepção de roteiros audiovisuais às práticas curriculares



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Rupp, Lucila Lerro

Orientador: Almeida, Fernando José de


Assunto: Video educacional,Audiovisual,Roteiro educacional,Objeto educacional digital,Educational videos,Audio-visual scripts,Audio-visual scripts,Curriculum


Resumo: O objetivo geral deste trabalho é compreender como o vídeo educacional pode se integrar ao currículo e quais devem ser os elementos desse recurso. O objetivo específico é descobrir se é possível delinear algumas dessas características no roteiro do audiovisual. O estudo se orienta pelos princípios da abordagem qualitativa, e sua metodologia envolve pesquisa documental, análise de roteiros de vídeos educacionais e experiências em quatro escolas públicas municipais de São Paulo. A pesquisa mostra que os alunos reconhecem no vídeo um mediador curricular, identificam características específicas do meio audiovisual, e que as produções, quando apropriadas e contextualizadas pelo professor, são bem-vindas na sala de aula, enriquecendo as possibilidades de reflexão e de entendimento dos conteúdos curriculares,


Abstract: The main aim of this Masters dissertation is to understand how educational videos can be attached to the curriculum and what elements it should contain. The work also tries to find some of these elements in audio-visual scripts. The dissertation has a qualitative approach and uses the following techniques: documental research, script analysis and four experiments conducted in public schools located in the city of São Paulo. The research shows that students acknowledge the videos as curriculum mediators, are able to identify specific characteristics of the media, and that these productions, when properly used by the teacher, are well received by pupils, enriching the reflection on the curriculum content


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016-12-16

Tags: