Ambientes computacionais no contexto da geometria :



Trabalho

Ano: 2009

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Rosa, Kelly Cristina

Orientador: Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira


Assunto: Estado da Arte,Ambientes Computacionais,Geometria,Educacao Matematica,Estado da arte,Ambientes computacionais,Educacao matematica,Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo -- Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao Matematica -- Dissertacoes e teses,Geometria -- Estudo e ensino,State of Art,Computational Environment,Geometry,Mathematics Education,State of art,Computational environment,Geometry,Mathematics education


Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo do panorama das teses e dissertações em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no período de 1994 a 2007. Estas dissertações e teses fizeram uso de ambientes computacionais como ferramenta no contexto da Geometria e possibilitaram que esta pesquisa identificasse as tendências e o que tem sido privilegiado sobre o tema de modo a permitir que estudos posteriores tenham uma base consolidada de informações da qual possam prosseguir suas pesquisas. A fonte de análise desse estudo constitui-se de trinta e dois (32) trabalhos selecionados por meio de títulos, resumos, linha de pesquisa e palavraschave. A metodologia adotada para essa pesquisa foi o Estado da Arte. Baseando-se nas dez (10) atividades propostas por Romberg (1992), foi elaborado um fichamento de cada pesquisa. Os resultados da pesquisa mostraram seis (06) objetos matemáticos foram privilegiados e nove (09) ambientes computacionais utilizados, sendo o Cabri optado por vinte e sete (27) autores. Dentre os objetos matemáticos categorizados, observou-se quinze (15) trabalhos referentes a Transformações Geométricas,


Abstract: This study aims to present an overview work on the Mathematics Education thesis and dissertations at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo from 1994 to 2007. These dissertations and theses were related to computational environment as tools in the Geometry context therefore, they were able to help this research to identify the most used tendencies on the subject matter so that the current studies can have a funded base of information where they can keep on going the new researches. The study analysis source is composed by thirty-two (32) selected pieces of work searched by titles, abstracts and key-words. The State of Art was the methodology process base. An outline of each work was elaborated based on the 10 activities by Romberg (1992). The study results show that six (06) Math objects were preferred, nine (09) where the computational environment were used and twenty-seven (27) where the author have chosen Cabri. Among the categorized Math objects, we could notice that fifteen (15) of them were related to the Geometric Transformations


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009-10-06

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