O Papel Pedagógico do Tutor na Formação de Professores Primários em Exercídio : Um Estudo de Caso
Ano: 2006
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Buque, Suzete Lourenço
Orientador: Almeida, Fernando José de
Assunto: Ecucacao a distancia,Tutoria,Formacao de professores primarios,Curriculo,Mocambique,Professores de ensino primario -- Formacao profissional -- Mocambique,Ensino a distancia,Distance education,Tutor,Primary teacher education,Curriculum,Mozambique
Resumo: O Presente trabalho tem como objecto de estudo o processo de tutoria no curso de formação de professores primários dado pelo Instituto de Aperfeiçoamento de Professores (IAP) num estudo de caso no distrito de Chibuto, província de Gaza. O objectivo da pesquisa é analisar a relação pedagógica que se estabelece entre tutor e cursistas e extrair dessas práticas, melhorias para os futuros cursos e acções pedagógicas ligadas a EAD. É ainda objectivo deste trabalho sugerir algumas inovações no acompanhamento dos cursistas. O papel do tutor no acompanhamento dos cursistas é vital para que estes não se sintam isolados e tenham o melhor resultado em seus estudos. Nesta pesquisa foi adoptada a abordagem qualitativa, dando-se muita importância às informações trazidas pelos intervenientes no processo, como os cursistas, tutores e gestores. Optou-se por um quadro teórico que abarca fundamentos de EAD, Didáctica e Pedagogia. Os resultados da pesquisa permitiram-me concluir que a fraca interacção que se verifica na relação entre tutores e cursistas e cursistas entre si é influenciada por vários factores como: esquema montado para a articulação da tutoria, perfil dos tutores, regulamento do curso, carácter prescritivo do manual do tutor e condições financeiras dos cursistas. Julga-se que a opção pelo uso do computador ligado a internet (recorrendo a painéis solares como fonte de energia eléctrica) pode contribuir para melhorar essa relação e ao mesmo tempo diminuir as distâncias que os cursistas percorrem para chegar ao núcleo Pedagógico,
Abstract: The present dissertation has as its research object the tutorial process in the primary teacher distance education course administered by the Institute for the Improvement of Teachers (IAP), in a case study in the District of Chibuto, Gaza Province. The objective of the research is the analysis of the pedagogical relations established between tutor and course participants, and develop, from the study of this practice, improvements for future courses and pedagogical actions related to EAD (Distance Education). It is also an objective of this dissertation to suggest some innovations in the ways course participants are accompanied. The role of the tutor in accompanying course participants is vital for them not to feel isolated and to obtain good study results. In this research the qualitative approach was adopted and the main focus was on the information provided by the persons involved in the process, such as course participants, tutors and managers. A theoretical framework was chosen which comprises the fundamentals of Distance Education, Teaching- learning Theory and Pedagogy. The results of the research permit me to conclude that the poor interaction observed in the relations between tutors and course participants and between the latter themselves is influenced by various factors, such as: tutorial articulation scheme, tutors profile, course regulations, prescriptive character of the tutor s manual, lack of financial conditions of the course participants. It is my opinion that opting for the use of the computer and internet (using solar panels as the energy source) could contribute to improve these relations, while at the same time reducing the distances the course participants have to travel to get to the Pedagogical Nucleus
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-07-28
Tags: