Como atingir a interação, visando à construção do conhecimento e à aprendizagem de língua portuguesa, em ambientes virtuais



Trabalho

Ano: 2009

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Reis, Renata Cristina dos

Orientador: Cintra, Anna Maria Marques


Assunto: Educacao a distancia,Interacao,Mediacao pedagogica,Ambiente virtual,Lingua portuguesa -- Estudo e ensino -- Ensino auxiliado por computador,Ensino a distancia,Distance learning,Interaction,Pedagogical mediation,Virtual environment


Resumo: Estudo sobre interação, em ensino de Língua Portuguesa a distância, realizado em curso semipresencial no ensino superior. A investigação partiu do seguinte questionamento: Como atingir a interação, visando à construção do conhecimento e à aprendizagem de LPO, em ambientes Virtuais? Na busca da resposta assumiu como objetivo analisar o desenvolvimento das possíveis estratégias de interação no ambiente virtual de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa, numa perspectiva coletiva, utilizando a disciplina Comunicação e Expressão para verificar a interação entre os participantes e o papel do professor como mediador pedagógico desse processo. O curso foi hospedado na plataforma Modlle e a pesquisa fundamentada nas relações existentes entre interação, mediação e trabalho colaborativo, compreendendo a utilização de estratégias específicas de mediação pedagógica segundo as idéias de Masetto (2003) e (1999), bem como as possibilidades de mediação conforme Belloni (2006) e de ambientes virtuais numa perspectiva do estar junto virtual de Valente (2004). De base qualitativa, as análises realizaram-se a partir de diálogos textuais selecionados na documentação relativa às interações ocorridas no ambiente virtual por meio das ferramentas Correio Eletrônico, Fórum de Discussão e Atividades e Bate-Papo. Concluiu-se que as intervenções do professor-tutor imprimiram uma dinâmica no curso, com evolução gradativa na perspectiva do trabalho colaborativo. As analises mostraram que tal dinâmica possibilitou a reflexão dos conceitos a partir da articulação das soluções individuais (auto-aprendizagem) com a discussão em grupo (interaprendizagem),


Abstract: 'Study on interaction, in distance education of Portuguese Language, carried out in a semi-presence university course. The inquiry started from the following question: How to reach the interaction, aiming at the construction of knowledge and the learning of Portuguese, in virtual environments? In the search for the answer, the objective was to analyze the development of the possible strategies of interaction in the virtual environment of education and learning of Portuguese, in a collective perspective, using the subject "Comunicação e Expressão" to verify the interaction between the participants and the role of the teacher as the mediator of this process. The course was hosted in Moodle Platform, and the research was based on the relations between interaction, mediation and collaborative work, agreeing with Masettos proposal for the use of specific pedagogical mediation strategies (2003) and (1999), as well as the possibilities of mediation proposed by Belloni (2006) and also Valentes view of virtual environments in a "virtual togetherness" perspective (2004). In a qualitative basis, the analyses were carried out based on textual dialogues that happened with the use of the following tools: E-mail, Discussion and Activities Forum and Chats. The conclusion was that the interventions of the tutor made the course become dynamic, with gradual evolution in collaborative work. The analyses showed that this dynamism enabled the re (elaboration) of concepts from the linking of individual solutions (self-learning) with group discussion (inter-learning)'


Referência: Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009-05-20

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