O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual



Trabalho

Ano: 2007

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Ciências Biomedicas

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Ciências Médicas

Programa: Mestrado em Ciências Médicas

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Rabello, Suzana

Orientador: Keila Miriam Monteiro de Carvalho


Assunto: Leitura,Cegueira,Visao subnormal,Escrita,Computadores,Escolares,Inclusao digital,Reading,blindness,Subnormal vision,Student performance,Digital inclusion


Resumo: Resumo: Trata-se de estudo realizado segundo abordagem qualitativa, uma vez que o pesquisador compartilha o processo de desenvolvimento, percepções e experiências do objeto da pesquisa que, no caso, refere-se ao uso da informática pelo deficiente visual. O objetivo foi verificar a reprodução de textos e o desempenho dos alunos deficientes visuais na leitura de textos digitados por meio do computador. A amostra foi composta por seis escolares de 12 a 15 anos de idade, matriculados de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, que freqüentavam sala de recursos no município de Santa Bárbara D¿Oeste/SP. Foi utilizado como instrumento um roteiro de observação aplicado em dois momentos, antes e depois do curso de informática que foi ministrado três vezes por semana, durante oito meses, utilizando os sintetizadores de voz Dosvox e Virtual Vision, bem como o recurso do Assistente de Acessibilidade do windows. Para verificar o desempenho dos escolares na leitura e escrita de textos foram realizadas atividades de digitação, com o auxílio de textos impressos. Com o uso do roteiro, o pesquisador procedeu à análise de conteúdo para captar o objeto investigado. Dos seis escolares observados, todos possuíam conhecimento básico de uso do computador, bom desempenho na digitação de textos e leitura satisfatória. Foi possível observar com o Assistente de Acessibilidade do sistema operacional Windows, ampliação e som do Virtual Vision, permitindo um bom desempenho escolar dos alunos deficientes visuais


Abstract: Abstract: A study has been undertaken according to a qualitative approach, once the researcher shares the development, perception and experience process of research object that, in this case, is related to the use of computer means by visually impaired student. The objective was to verify text reproduction and the performance of visually impaired students when reading texts written through a computer machine. Sample comprised six students 12 through 15 years old, enrolled at 5th to 8th series of Fundamental Course that used the resource room at the city of Santa Barbara d¿Oeste/SP. It was used as instrument an observation schedule applied in two moments, before and after computer usage course, which was ministered three times a week, for eight months, using voice synthesizer Dosvox and Virtual Vision, as well as the Acessibililty Assistant resource of Windows. To verify the student performances when reading and writing texts digitations activities were employed with the aid of printed texts. Using the schedule, researcher made a content analysis to reach the object under investigation. Results : from the six observed students , all possessed a basic knowledge about computer usage, a good performance in text digitations and satisfactory reading. It was observed through the Acessibility Assistant of operational system Windows, amplification and sound of Virtual Vision, allowing a good school performance of visually impaired students,\$aCiencias Biomedicas


Referência: RABELLO, Suzana. O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual. 2007. 153p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: