As contribuições dos jogos na aprendizagem de alunos com deficiência auditiva
Ano: 2000
Tipo: Dissertação
Agência fin.: CNPq
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Prates, Heloiza Helena
Orientador: Lewis, Doris Ruthy
Assunto: psicogenetica
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal compreender como os jogos contribuem no processo ensino-aprendizagem de alunos com deficiência auditiva. O referencial teórico que o norteia é histórico-cultural, paradigma considerado apropriado ao desenvolvimento da pesquisa, principalmente por valorizar o estudo da evolução biológica da raça humana, de suas relações interpessoais e de sua história. Esse referencial tem nas idéias de VYGOTSKY, LURIA e LEONTIEV uma visão positiva e otimista, pois considera que a educação pode tornar melhor o futuro da pessoa com deficiência auditiva, valorizando sua capacidade e acreditando em seu potencial. O sujeito ativo influencia a cultura e, a partir da dinâmica das interações sociais e adequações no ensino, pode chegar a um sucesso na vida escolar e profissional. Nessa perspectiva, o professor é considerado mediador do processo de desenvolvimento e, ao utilizar jogos em sua prática pedagógica, provoca no aluno avanços que espontaneamente não ocorreriam. No campo educativo, serão aqui demonstradas as implicações do uso dos jogos, que podem estimular as capacidades cognitivas, sociais, afetivas dos alunos, levando a um melhor desempenho escolar,
Abstract: The principal aim of this research was to understand how games can contribute for the learning process of hearing impaired students. The study is based on cultural and historical theories, which was considered appropriate for this research, specially because it valorizes the study of the human being evolution, his inter-personal relationship and his history. Through VIGOTSKY, LURIA and LEONTIEVs ideas with an optimistic and positive view, it is considered that the education can tum a hearing impaired person future better, valorizing bis capacity and trusting his potential. The active subject has an influence in the culture and, through the social interactions dynamics and academic adjustments, he can reach academic and professional success. The teacher mediates his development process and, by using the games in the pedagogical practice, he can improve the development which would not occur spontaneously. In the educational field, it was shown the implications of using games, which can stimulate the social, emotional and cognitive capacities of the students, bringing a better academic performance
Referência: Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000-03-30
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