Educação a distância e formação do professor : redimensionando concepções de aprendizagem
Ano: 2003
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Prado, Maria Elisabette Brisola Brito
Orientador: Valente, José Armando
Assunto: Ensino a distancia,Professor -- Formacao profissional,Pratica pedagogica
Resumo: O presente estudo tem o propósito de analisar o CURSODE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS REALIZADOS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, visando compreender os PROCESSOS DE REFLEXÃO que ocorreram na formação contextualizada desenvolvida na modalidade a distância e identificar os aspectos que contribuíram para o aprendizado do professor-aluno na perspectiva da reconstrução da prática pedagógica. Este curso foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em parceria com o Programa Nacional de Informática na Educação (PRoINFO) da Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC), durante o período de agosto de 2000 a maiode 2001. O objetivo do curso era formar professores multiplicadores para atuar nos Núcleos de Tecnologia Educacional- NTEs ou nas escolas da rede pública de ensino, integrando o uso da informática nas atividades pedagógicas. A análise relacional dos registros textuais dos professores-alunos, que foram expressos ao longo do curso nos espaços do ambiente virtual, focaliza 3 (três) situações de aprendizagem- APRENDENDO NA AÇÃO, TEORIZANDO NA AÇÃO e INTEGRANDO A TEORIA NA AÇÃO - relacionadas à natureza e as especificidades das ações de formação, mostrando os diferentes níveis e modalidades de reflexões que ocorrem sobre as questões envolvidas nos 4 (quatro) eixos temáticos: USO PEDAGÓGICO DOS RECURSOS COMPUTACIONAIS, PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PRÁTICA PEDAGÓGICA e CONCEITUAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA APRENDIZAGEM. A formação contextualizada viabilizada pela interação no ambiente virtual favoreceu a recorrência da ESPIRAL DE APRENDIZAGEM, redimensionando o seu alcance em propiciar novos níveis de reflexão, potencializando a reconstrução da concepção de informática na educação e da prática pedagógica do professor. A ocorrência de um novo nível de reflexão - REFLEXÃO SOBRE MOMENTOS DA AÇÃO -, que se expressa nas ESPIRAIS de aprendizagem, pelo movimento entre os distanciamentos e as aproximações momentâneas da ação contextualizada na realidade do professor e das interações estabelecidas no ambiente virtual, permitiu a criação de situações de aprendizagem em que o professor pode aprender depurando, compreendendo e reformulando a ação pedagógica no momento quase presente da sua realização,
Abstract: 'The aim of the present study is to analyze the Specialization COURSE IN THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL PROJECTS CARRIED OUT WITH THE AID OF THE NEW INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES, in arder to understand the processes of reflection that occurred during the contextualized training developed in a distance modality, as well as identify the aspects that contributed to the learning of teacher-students under the perspectiva of reconstruction of the pedagogical practice. This course was developed within the Post-Graduation Program in Education: Curriculum of the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUCSP), in partnership with the National Program of Informatics in Education (Prolnfo) by the Secretary for Distance Education (SEED) of the Ministry of Education (MEC), during the period of August 2000 to May 2001. The goal ofthe course was to train multiplicator-teachers to enable them to work in the Nuclei of Educational Technology - NTEs, or in state schools, in arder to integrate the use of informatics into pedagogical activities. Relational analysis of textual records of teachers in training, which were produced throughout the course within the different spaces of the virtual environment,focuses on 3 (three) different learning situations - LEARNING IN ACTION, THE ORIZINGIN ACTION, and INTEGRATING THEORY TO ACTION - which were linked to the nature and the specificilies of the training tasks and showed the different levels and modalities of reflection that occur regarding the issues involved in the 4 (four) thematic axes: PEDAGOGICAL USE OF COMPUTER RESOURCES, LEARNING PROCESS, PEDAGOGICAL PRACTICE, and CONSTITUTION OF THE PEDAGOGICAL PRACTICE AND OF LEARNING. Contextualized training, made possible through interaction in the virtual environment, favored the reoccurrence of the LEARNING SPIRAL, which redimensioned its scope in providing new levels of reflection and potentialized the reconstruction of the conception of informatics in education and the pedagogical practice of the teacher. Occurrence of a new level of reflection- REFLECTION ON MOMENTS OF ACTION - whichis expressedin the learning spirals through the motions between the momentary distancings and approximations of contextualized action within the reality of the teacher and the interactions in the virtual environment, permitted the creation of learning situations in which the teacher could learn through depuration, understanding and reformulation of the pedagogical action at "almost" the same moment of its realization'
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003-11-30
Tags: