Leitura e escrita : uma proposta de ensino a alunos de 4ª série de PIC com software educativo



Trabalho

Ano: 2010

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Ponso, Ana Paula de Souza

Orientador: Moroz, Melania


Assunto: Analise do comportamento,Ensino e aquisicao de leitura e escrita,Equivalencia de estimulos,Behavior analysis,Teaching and acquisition reading and writing,Stimulus equivalence


Resumo: O presente estudo teve por objetivos a elaboração, a aplicação e a avaliação de uma proposta de ensino de leitura e escrita de palavras e orações a oito alunos de quarta série de PIC do ensino fundamental, com história de fracasso escolar, em contexto coletivo. Após a avaliação do repertório prévio de leitura e escrita dos participantes, realizou-se um procedimento de ensino de 38 palavras formadas por sílabas simples e complexas, desenvolvido por meio de tarefas de discriminação condicional por procedimento de escolha de acordo com o modelo (MTS) e de escolha de acordo com o modelo com resposta construída (CRMTS), que foram programadas com o auxílio do software Mestre, o qual está ancorado nos estudos de equivalência de estímulos e na concepção de leitura e escrita como rede de relações entre estímulos de diferentes modalidades: palavra ditada (A), figura (B) e palavra impressa (C). Após o treino de diferentes relações foram conduzidos testes de emergência das relações não treinadas CD (leitura expressiva) e AF (escrita com letra manuscrita). Foram conduzidos, também, testes de generalização de leitura e escrita de 20 palavras formadas por sílabas simples e 6 frases formadas por palavras de silabas simples, e 20 palavras formadas por sílabas complexas e 8 orações formadas por palavras de sílabas complexas. Os resultados mostraram que todos os participantes se beneficiaram da programação e a proposta de ensino permitiu a ampliação do repertório de leitura e escrita de todos os participantes,


Abstract: The current study had the goal of implementing a Word-reading and writing teaching proposal to eight students from fourth grade of PIC of elementary school, with failure school history, in the collective context. After evaluating the participants repertories of previous reading and writing, it was carried out a procedure of teaching thirty- eight words formed by simple and complex syllables, developed by conditional discriminated tasks by matching process according to the model (MTS) and the choice according to the model of constructed responses (CRMTS) that were programmed with the assistance Mestre®, which is anchored in the studies developed on stimulus equivalence paradigm that concepts the reading and writing as network of relations among stimuli of different modalities: dictated word (A), picture (B) and printed word (C). After these trainings of different relations, emergency testes of non-trained relations CD (expressing reading) and AF (handing writing) were executed. Also reading and writing generalization tests composed by 20 words formed simple syllables and 6 phrases and 20 words formed by complex syllables and 8 phrases were carried out. The results showed that all participants benefitted from program and it was concluded that teaching proposal permitted amplification of reading and writing repertoire of all participants


Referência: Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010-10-07

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