Intervenção fonoaudiológica com professores : análise de uma proposta realizada na modalidade de Educação a Distância



Trabalho

Ano: 2016

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Pompeu, Ana Terra Santos

Orientador: Ferreira, Léslie Piccolloto


Assunto: Docentes,Voz,Comunicacao,Treinamento da voz,Educacao a Distancia,Faculty,Voice,Communication,Voice training,Distance learning


Resumo: Dentre os profissionais da voz, os professores têm sido muito pesquisados, contudo poucas inciativas se dirigem a avaliar a intervenção fonoaudiológica com esse público. Uma atuação fonoaudiológica presencial é complexa, quando se trata de grande número de docentes, extensão territorial e também pela complexa rotina de trabalho dos professores. Este é o caso dos docentes da Rede Municipal de educação do município de São Paulo. Dessa forma, a educação a distância (EAD) parece ser uma modalidade que traz benefícios, pois oferece flexibilidade de tempo, economia no deslocamento até o local da Oficina, gerenciamento quanto ao ritmo de aprendizagem e oportunidade de estudar a partir de novas metodologias e tecnologias. Objetivo: analisar uma proposta de intervenção fonoaudiológica realizada a distância, com docentes da Rede Municipal de São Paulo, com foco na sensibilização dos participantes quanto às questões do bem-estar vocal. Método: 110 professores se inscreveram para participar de uma intervenção fonoaudiológica na modalidade EAD, após a chamada realizada por meio de Diário Oficial do município, e desses, 68 conseguiram concluir a mesma, sendo esses os sujeitos desta pesquisa. Os participantes foram submetidos a uma intervenção de 40 horas, sendo 36 divididas em oito módulos, oito fóruns, oito avaliações e 16 chats apresentados à distância, além de quatro horas, em dois encontros presenciais. O material da Oficina foi inserido na plataforma Moodle da Prefeitura Municipal de São Paulo. Uma iniciativa piloto foi realizada anteriormente, com 100 professores, e a intervenção colocada em prática neste estudo levou em consideração as mudanças efetuadas a partir dessa experiência. A coleta de dados foi composta por: registros colhidos durante a Oficina dentro dos fóruns e chats correspondentes aos oito módulos, um diário de pesquisa utilizado por ocasião das reuniões quinzenais do grupo gestor e tutores, além das duas aulas presenciais, e dois questionários entregues aos participantes ao final da Oficina, sendo um utilizado pela equipe responsável pela plataforma, e outro elaborado especialmente para esta pesquisa. Todo o material dos participantes foi submetido à análise temática em que se priorizou três eixos: a estrutura, o processo (subdividido em Aprendi que Percebi que Coloquei em prática ) e o resultado. Resultados: Dentre os comentários 58 (21,3%) foram referentes a terem aprendido que o professor é um profissional da voz, 63 (22,1%) sobre não terem percebido antes o modo como respiravam e reconhecerem agora que a respiração é fundamental para a qualidade vocal, e 61 (45,5%) terem colocado em prática o uso dos recursos verbais e não verbais também aprendidos na Oficina. Na avaliação geral da Oficina realizada pela plataforma, 49 (98%) disseram que foram abordados assuntos de seu interesse na Oficina e a totalidade dos participantes acredita que esse aprendizado foi importante para sua prática profissional. Na relação tutor-aluno, 47 (98%) assinalaram que o tutor o encorajou a participar, e a totalidade disse ter obtido conhecimentos sobre voz que não possuía e que buscou colocá-los em prática, destacando que o conteúdo apresentado foi esclarecido. Conclusão: A Oficina na modalidade EAD atingiu os objetivos, pois se constituiu em um momento de escuta para as necessidades do professor e propôs ferramentas de reflexão para que o mesmo pudesse dar início a um movimento em que venha a ser agente de sua própria saúde, e que por meio do conhecimento, possa agir em benefício próprio e consequentemente de seus alunos,


Abstract: Among the voice professionals, teachers have been studied a lot, however just a few initiatives are aimed to assess the speech therapy with this audience. A voice therapy presential action is complex when it comes to large numbers of teachers, large territorial extension and also for complex routine work of teachers. This is the case of São Paulo Municipal Education Network teachers. Thus, distance learning (DL) seems to be a method that brings benefits as it offers flexibility of time, savings in travel to the site of the workshop, management regarding the pace of learning and opportunity to study from new methodologies and technologies. Objective: to analyze a proposal for voice therapy intervetion performed remotely with teachers of São Paulo Municipal Education Network, focusing on raising awareness of the participants on the issues of vocal welfare. Method: 110 teachers signed up to attend a voice therapy intervention in distance learning mode after the call made through Diário Oficial do Município, and of those, 68 were able to complete the intervention, these being the subject of this research. Participants were submitted to an 40 hours intervention, 36 divided into eight modules, eight forums, eight evaluations and 16 distance chat rooms, besides four hours, in two face meetings. The workshop material was inserted into the Moodle platform of São Paulo City Hall. A pilot initiative was carried out earlier with 100 teachers, and intervention applied in this study took into account the changes made from that experience. Data collection consisted of: records collected during the workshop within the forums and chat rooms corresponding to the eight modules, a research diary used in the occasion of the fortnightly meetings of the group manager and tutors as well as the two regular classes, and two questionnaires given to participants at the end of the workshop, one used by the team responsible for the platform, another prepared especially for this research. All material of the participants were subjected to thematic analysis as it prioritized three areas: structure, process (subdivided into learned that ... I realized that ... I put into practice ...) and the result. Results: Among the 58 comments (21.3%) were related to having learned that the teacher is a voice professional, 63 (22.1%) for not having realized before how they breath and now recognize that breathing is fundamental to the voice quality, and 61 (45.5%) have put into practice the use of verbal and non-verbal resources also learned in the workshop. In the overall assessment of the workshop held by the platform, 49 (98%) said were approached topics of their interest in the workshop and all the participants believe that this learning was important to their professional practice. The tutor-student relationship, 47 (98%) indicated that the tutor encouraged him to participate, and all of them said it had obtained knowledge of voice that they did not have and which sought to put them into practice, noting that the presented content has been clarified. Conclusion: The workshop on distance learning modality reached the goals, as constituted at a time of listening to the needs of the teacher and proposed reflection tools so that it could initiate a movement that may be agents of their own health, and that through knowledge, to act for their own benefit and consequently their students


Referência: Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016-02-29

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