A influência das redes sociais digitais no processo de captação de alunos no ensino superior
Ano: 2013
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Pinheiro, Wesley Moreira
Orientador: Casas, Alexandre Luzzi Las
Assunto: Marketing educacional,Boca a boca,Redes sociais na internet,Educational marketing,Buzz marketing,Social medias
Resumo: O ensino superior no Brasil apresenta crescimento na demanda por vagas desde o início desse século. Nos últimos anos a concorrência tem aumentando entre as instituições de ensino superior, especialmente entre as de caráter privado. A educação passou de um bem público, para ser tratada também como um bem econômico. A inserção do marketing nas instituições de ensino é notória. E as estratégias de captação de alunos vão ao encontro das redes sociais na internet, sobretudo como uma forma de investimento barata e popular. O problema dessa pesquisa está voltado para a investigação da influência das redes sociais digitais no processo de captação de alunos no ensino superior. Caracterizada como estudo de caso, a pesquisa é enquadrada como quantitativa e qualitativa. Discute como os alunos, recém matriculados, dos cursos de Jornalismo, Propaganda e Publicidade, Rádio, TV e Vídeo e, Relações Públicas, do FIAM-FAAM Centro Universitário, buscam informação, se relacionam pelos sites de relacionamento e, percebem a influência das redes virtuais na sua escolha por uma instituição ou por um curso superior. Os resultados da pesquisa apontam como é possível perceber o boca a boca pelas redes de relacionamento na internet e como o buzz marketing auxilia o processo de promoção. Consequentemente os dados corroboram o entendimento sobre como o uso das redes sociais digitais pode impactar a escolha do aluno, influenciando o processo de captação das instituições de ensino superior no Brasil,
Abstract: Higher education in Brazil has increased demand for places from the beginning of this century. In recent years competition has increased among higher education institutions, especially among private character . Education has a public good, to be treated also as an economic good. The insertion of marketing in educational institutions is notorious. And the strategies for attracting students have been heavily focused on the social networks on the internet , especially as a form of investment cheap and popular. The problem of this research is aimed to investigate the influence of online social networks in the process of student enrollment in higher education. Characterized as a case study, the research is framed as quantitative and qualitative. Discusses how students newly enrolled in journalism courses, Advertising and Publicity, Radio, TV and Video, and Public Relations FIAM - FAAM University Center, seek information, relate the networks and realize the influence of virtual networks in their choice by an institution or a college. The survey results show how it is possible to generate word of mouth through social networks on the internet and how buzz marketing assists the promotion process. Consequently, the data confirm the understanding as is the use of online social networks can impact the students choice, influencing the process of uptake of higher education institutions in Brazil
Referência: Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013-12-12
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