Qualidades emergentes na formação de gestores em ambientes virtuais



Trabalho

Ano: 2006

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Picarelli, Ivete

Orientador: Moraes, Maria Cândida Borges


Assunto: Complexidade,Pensamento Eco-Sistemico,Emergencias Formativas,Ambientes Virtuais de Aprendizagem,Aprendizagem,Ensino a distancia,Tecnologia educacional,Complexity,Eco-Systemic Thinking,Formative Emergences,Virtual Learning Environments


Resumo: Este trabalho estabelece um paralelo entre minha trajetória profissional, as teorias educacionais que se desvelaram durante o meu estudo e a busca de respostas para uma educação de qualidade, utilizando as tecnologias digitais. A observação de um curso a distância como um sistema complexo, sujeito a diferentes interações, intervenções e sentimentos, produz resultados nem sempre esperados. Esta resultante que chamarei de qualidade emergente , ou emergência formativa , foi identificada e analisada no que se refere à sua interferência no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo principal é observar, registrar e analisar emergências formativas num curso a distância, para educadores, facilitadoras no processo construção do conhecimento e de aprendizagem. O referencial teórico utilizado neste estudo, a partir do Pensamento Complexo de Edgar Morin e do Pensamento Eco-Sistêmico de Maria Cândida Moraes, aponta para a necessidade de se conceber o ambiente virtual como um sistema vivo, relacional, sujeito às emergências e aos processos auto-organizadores. Aponta também, para a necessidade da utilização das novas tecnologias na educação, não como fonte de dados e modernidade, mas como um fator sócio-cultural relevante que permeia as interações entre o meio ambiente (social, biológico e cultural) e a escola, valorizando a qualidade da mediação e favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem. Para esta análise, foi utilizada a metodologia qualitativa, por ser uma pesquisa que acontece dentro de um ambiente de formação, que propõe estudos teóricos e ações práticas, com proposta de reflexos sociais na melhora da qualidade da educação. Para tanto, foram coletados dados de natureza qualitativa e complementados por dados quantitativos extraídos das produções dos cursistas, para melhor análise das observações em relação às situações estudadas em seus diferentes aspectos. Dentre as emergências formativas observadas e analisadas, podemos destacar: dependência operacional, politicidade, cooperação assistencialista, processo de emancipação tecnológica, cooperação por grupo ou equipe, resgate de valores, mediação e processos de organização do conhecimento. Estes dados coletados, organizados e analisados, não têm a pretensão de oferecer respostas aos problemas da educação, mas de servir como registro de uma formação a distância, em sua complexidade de ações, interações, interferências e resultados,


Abstract: This paper traces a parallel between my professional career, the educational theories that unfolded in the course of um studies and the search to the answers for quality education, making use of digital technologies. Observing a long distance course as a complex system, subject to different interaction modes, interventions and feelings, entails unexpected results. This consequent, which I shall name emerging quality or formative emergence , was identified and analyzed as regards its interference in the teaching-learning process. The main aim is to observe record and analyze formative emergences in a long distance course, which are facilitators in the process of construction of knowledge and learning, with educators in mind. The theoretical reference used in this paper, from Complex Thinking by Edgar Morin and Eco-systemic Thinking by Maria Cândida Moraes, points towards the need to conceive the virtual environment as a living and relational system, subject to emergences and self-organizing processes. Additionally, it points towards the need to incorporate new technologies into education, not as a source of data and modernity, but as a relevant socio-cultural factor, which permeates the interactions between the environment (social, biological and cultural) and the school, valuing the quality of the mediation and favoring the teaching-learning process. The analysis used qualitative methodology, since the research takes place within a formation environment, which proposes theoretical studies and practical actions, aiming at social consequences in improving quality of education. To this end, qualitative data was collected and then supplemented with quantitative data taken from course-attendee production, to better analyze the observations vis-a-vis the situations studied, in all their different aspects. Among the formation emergences observed and analyzed we can highlight: operational dependence, politicity, assistentialist cooperation, process of technological emancipation, cooperation by group or team, rescue of values, mediation and processes of organization of knowledge. The data collected, organized and analyzed does not claim to give answers to problems in education. Rather, it aims at being a record of long-distance education, in all its complexity of actions, interactions, interferences and results


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-12-01

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