Interação e relações interpessoais na ambiência de um sistema de educação presencial mediado por recursos tecnológicos



Trabalho

Ano: 2017

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Pereira, Ednaldo Coelho

Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini


Assunto: Tecnologia educacional,Ensino a distancia,Relacoes humanas,Sistema Presencial Mediado por Recursos Tecnologicos - SPMRT,Educational technology,Interpersonal relationships a


Resumo: A Universidade do Estado do Amazonas - UEA no ano de 2001, criou um modelo de educação denominado de Sistema Presencial Mediado por Recursos Tecnológicos - SPMRT, que faz uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC para transmissão de suas aulas em tempo real através de um estúdio de televisão via satélite com canal de internet dedicado para salas de aula distantes geograficamente. Portanto, configurou-se em um modelo híbrido que reúne as características dos cursos presenciais e da Educação a Distância - EaD ao mesmo tempo, porque, o fato de as aulas serem transmitidas em tempo real, requer a presença do aluno em sala de aula no mesmo horário da transmissão, o que vai de encontro ao conceito de EaD, que preconiza que a EaD não pode determinar tempo e lugar para as atividades acadêmicas. Logo, o modelo traz consigo, no que diz respeito à interação e as relações interpessoais, características peculiares aos dois modelos, presencial e EaD. Isto posto, o objetivo da pesquisa é analisar os processos de interação e suas influências nas relações interpessoais e de que modo elas influenciam nas atividades acadêmicas, na ambiência de um curso desenvolvido através de um sistema de educação presencial mediado por recursos tecnológicos. Para a realização da pesquisa foi feito um estudo de campo com dois cenários distintos (municípios com características diferentes) dentro da mesma ambiência do SPMRT. Como resultado da pesquisa, observou-se que o sistema por si só, traz desde sua concepção uma ênfase na utilização de recursos tecnológicos diferenciada, tendo suas preocupações voltadas ao cumprimento das formalidades como transmissão das aulas, cumprimento dos horários, prazos, e ministração de todo conteúdo programático. Além disso, o sistema apresenta alguns aspectos a serem considerados na prestação de suporte acadêmico aos professores assistentes. Estes, em alguns casos, ficam isolados em seus municípios, tendo que desempenhar, além de suas próprias funções, o papel de professores titulares, na ministração de aulas, e de coordenadores, na resolução de problemas de ordem administrativa e ou encaminhamentos necessários para tal. Desse modo, observou-se que a própria estrutura tecnológica bem como a organização administrativa e operacional atendem parcialmente as necessidades dos vários sujeitos nos quesitos comunicação e interação, prejudicando assim a construção e manutenção das várias relações possíveis e por consequência influenciam nas atividades acadêmicas do curso investigado,


Abstract: In 2001, the Amazonas State University created a model of education named In-Class System Mediated by Technological Resources. This system makes use of Digital Technologies of Information and Communication to broadcast its classes live through a television studio via satellite with an Internet channel dedicated to classrooms which are geographically distant. Therefore, a hybrid model was set up. This model combines the characteristics of in-class courses with Distance Education because as the classes are broadcast live, the presence of the student is necessary in the classroom at the same time as the classes are being broadcast. This fact goes against the concept of Distance Education, which advocates that this model of education must not determine the time and place for academic activities. Hence, Distance Education contains characteristics which are peculiar to both models, in-class and distance, when it comes to interactions and interpersonal relationships. Having considered that, the aim of this research is to analyze the processes of interaction and their influences in interpersonal relationships, as well as how influential they are in academic activities, in an environment where a course developed through a system of in-class education and mediated by technological resources is taking place. In order to conduct this research, a field study in two municipalities with different characteristics but in the same In-Class System Mediated by Technological Resources environment has been done. As a result, it has been noticed that the system itself has, since its conception, focused on using differentiated technological resources and it has been mostly concerned about meeting formalities such as classes broadcast, punctuality, meeting deadlines and teaching the whole program content. Moreover, the system presents some aspects to be considered when it comes to giving support to the assistant teachers. In some cases, they remain isolated in their municipalities, having to perform, besides their own functions, also that of a full teacher, when giving classes, and that of a coordinator, when solving problems of an administrative nature or forwarding whatever is necessary to solve them. That way, it has been noticed that the technological structure itself, as well as the administrative and operational organization, only partially meet the needs of the several individuals in aspects like communication and interaction. So, they end up affecting the construction and preservation of several likely relationships and, as a consequence, they influence the academic activities of the course which has been investigated


Referência: Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017-06-20

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