http : avaliação de sites para/por professores de inglês



Trabalho

Ano: 2007

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Palermo, Juliana Fridrich

Orientador: Freire, Maximina Maria


Assunto: Avaliacao de sites,Professores de ingles,Web design,Sites para professores de ingles,Lingua inglesa -- Estudo e ensino,Professores de ingles -- Recursos de redes de computadores,Sites da web


Resumo: Este trabalho tem por objetivos (1) descrever e interpretar o fenômeno da avaliação de sites para professores de inglês por professores de inglês, e (2) identificar representações desses professores acerca de sites a eles destinados. Para tanto, fundamenta-se no conceito de representações sociais (Moscovici, 1961/1976, 1976, 2003), nas questões de web design propostas por Skaalid (1998) e Nielsen (1994, 2000, 2003, 2004, 2005), e na discussão de instrumentos e critérios de avaliação de sites (Nielsen, 2005, Schrock, 1998 e Maclachlan, 2002). A abordagem metodológica utilizada é a hermenêutico-fenomenológica (Ricoeur, 1986/2002, van Manen, 1990, Freire, 2006). O contexto de investigação foi o virtual (Web), sendo que todas as interações entre os professores participantes e a pesquisadora ocorreram por meio de mensagens eletrônicas (e-mail), utilizadas para o envio e recebimento de três questionários e para a troca de cinqüenta mensagens, deles decorrentes. Os resultados indicam que os professores demonstram maior preocupação com o conteúdo disponibilizado nos sites que investigam, com a organização geral dos mesmos, e com aspectos relacionados à navegação. Em relação à avaliação de sites para/por professores de inglês, nos parâmetros contextuais desta investigação, preferências, possibilidades, usabilidade e reflexão emergem como os quatro grandes temas que estruturam esse fenômeno da experiência humana. Os resultados desta pesquisa, além de indicarem os temas estruturantes do fenômeno em questão, fornecem subsídios para dar início à elaboração de um instrumento de avaliação de sites, destinado especificamente a professores de inglês,


Abstract: This study aims at 1) describing and interpreting the evaluation of English teacher websites by English teachers, taken as a phenomenon of human experience, and 2) investigating these teachers representations of websites designed for them. To achieve these purposes, this study is founded on the concept of social representations (Moscovici, 1961/1976, 1976, 2003), on web design research proposed by Skaalid (1998) and Nielsen (1994, 2000, 2003, 2004, 2005), and on the discussion of instruments and website evaluation criteria (Nielsen, 2005, Schrock, 1998 e Maclachlan, 2002). The methodological approach chosen is the hermeneutic-phenomenological one (Ricoeur, 1986/2002, van Manen,1900, Freire, 2006). The research environment was the web, the virtual context in which the participant teachers and the researcher interacted through e-mail. The electronic medium was therefore used to send and receive three questionnaires, and their fifty ensuing messages. The results indicate that English teachers show a greater concern about website content, general organization and navigation. As for the phenomenon described and investigated, preferences, possibilities, usability and reflection were the four themes that structure the English teachers experience of evaluating sites designed for them. Moreover, the research results provide subsidies to begin thinking about the design of a website assessment instrument for English teachers


Referência: Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007-09-28

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