Ambiente virtual de aprendizagem : uma imersão no SESC SP Serviço Social do Comércio de São Paulo
Ano: 2015
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Oliveira, Werley Carlos de
Orientador: Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Assunto: Aprendizagem,Educacao,Tecnologias,Internet,Multimidia,Ciberespaco,Learning,Education,Technology,Multimedia,Cyberspace
Resumo: O crescimento da modalidade de educação a distância e, como consequência, a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) indicam uma mudança de paradigma no ensino e na aprendizagem. Contudo, apesar do potencial exercido por esse formato para disseminação do conhecimento nos meios corporativos, as estratégias que visam à transição presencial para o não-presencial ainda não são totalmente compreendidas. Estamos na era da internet, porém os benefícios dessa ferramenta para os meios pedagógicos carecem de melhor compreensão, o que remete a uma subutilização das possibilidades interativas em prol do ensino e da aprendizagem. Nesta pesquisa pretende-se buscar elucidar as contribuições que essa tecnologia pode trazer para as ações de treinamento e desenvolvimento dos funcionários do Sesc SP. Para tanto, estabeleceu-se um olhar analítico e reflexivo a partir dos estudiosos sobre educação e cultura, educação corporativa, recursos humanos, e-learning e os respectivos resultados em ações educacionais. Utilizamos a teoria da complexidade dos autores Edgar Morin, Humberto Maturana e Francisco Varela, a fim de analisar um curso implantado em um ambiente virtual de aprendizagem do Sesc SP. Para isso, primeiramente, estudou-se o processo de aprendizagem de adultos correlacionando conceitos da pedagogia de Piaget e Vigotsky a partir do conceito de andragogia de Malcolm Knowles, que podem ser aplicados à modalidade de educação a distância nos ambientes corporativos, para, finalmente, explorar a diversidade de ferramentas disponíveis nesse ambiente de aprendizagem. Esta pesquisa permitiu observar, analisar e apresentar as contribuições advindas do uso dessas ferramentas, concepções e formato de ensino e aprendizagem para adultos no Sesc SP,
Abstract: 'The growth of education distance mode and as a consequence, the use of virtual learning environments (VLE) indicate a paradigm shift in teaching and learning. However, despite the potential exercised by this format for dissemination of knowledge in the corporate media, strategies aimed at the transition from the classroom to the distance are not yet fully understood. We are in the Internet age, but the benefits of this tool for teaching methods need better understanding, which leads to an under-utilization of interactive possibilities in support of teaching and learning. In this research we intend to seek to elucidate the contribution that technology can bring to the training and development activities of the SESC SP employees. To do so, it sets up an analytical and reflective look from scholars on education and culture, corporate education, human resources, e-learning and results in educational activities. We use the theory of complexity of authors Edgar Morin, Humberto Maturana and Francisco Varela in order to analyze a course deployed in a virtual environment of the SESC SP learning. For this, first, we studied the adult learning process correlating concepts of Piaget and Vygotsky pedagogy from the concept of "andragogy" Malcolm Knowles, that can be applied to the education of the distance mode in enterprise environments, to eventually exploit the variety of tools available on that learning environment. This research allowed to observe, analyze and present the contributions resulting from the use of these tools, concepts and format of teaching and learning for adults at SESC SP'
Referência: Dissertação (Mestrado em Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-09-10
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