Gestores escolares e suas visões sobre o uso das novas tecnologias no cotidiano da escola



Trabalho

Ano: 2007

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Oliveira, Mônica Lopes de

Orientador: Vian Junior, Orlando


Assunto: Gramatica Sistemico-Funcional,Gestor escolar,Novas tecnologias,Funcionalismo (Linguistica),Inovacoes educacionais,Tecnologia educacional,Functional Grammar,School manager,New Technologies


Resumo: Esta pesquisa, parte Projeto Direct Em Direção à Linguagem dos Negócios (LAELPUC/ SP), tem como objetivo principal identificar as visões de seis gestores escolares em relação ao uso das novas tecnologias no cotidiano da escola, principalmente do computador, e como eles vêem seu papel diante disto. Para tanto, este trabalho encontrou suporte teórico na Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), levando em conta a metafunção ideacional para analisar a representação lingüística da realidade construída pelos gestores. Dentre as diversas pesquisas que lidam com a gestão escolar, nenhuma delas enfocou as visões dos gestores à luz da Gramática Sistêmico-Funcional, conforme proposto aqui. Desta forma, a pesquisa buscou uma contribuição para o estudo deste discurso e utilizou como corpus um questionário aplicado aos gestores escolares como forma de analisar o discurso produzido por eles. Apresentamos e discutimos os resultados da pesquisa de forma a levantar as visões dos gestores escolares participantes da pesquisa sobre a utilização das novas tecnologias no cotidiano da escola e como os gestores vêem seu papel na utilização das novas tecnologias na escola. Os resultados nos indicaram que eles estão convencidos da importância das novas tecnologias na escola, embora se refiram à tecnologia como instrumento, principalmente ao computador, centrado em transmissão de dados, ou como necessidade, algo para ser trazido para a escola devido à necessidade de acompanhamento do mundo moderno. A pesquisa pretende ter contribuído para os estudos da linguagem sob o viés da Gramática Sistêmico- Funcional ao mostrar por meio das escolhas lingüísticas dos falantes que podemos analisar as visões que se constroem sobre determinados fatos que os cercam. Assim, apresenta uma colaboração original para a Lingüística Aplicada,


Abstract: This research study, part of Project DIRECT Towards the language of business communication (LAEL-PUC/SP), aims to identify the views of six school managers regarding the use of new technologies, mainly the computer, in the school s daily life, and to investigate how they see their role in this context. To achieve this, the present work is theoretically supported by Functional Grammar (Halliday, 1994), focusing on the ideational metafunction in order to analyze the linguistic representation of the reality built by the managers. None of the various research studies that deal with school management has approached the managers views in light of the Functional Grammar, as proposed here. Thus, this work gives a contribution to the study of this discourse, using as its corpus a questionnaire answered by the school managers in order to analyze the discourse produced by them. The results are presented and discussed so as to identify the views of the school managers who participated in the research about the use of new technologies in the school s daily life and to investigate how the managers see their role in the use of the new technologies in school. The results indicated that they are convinced of the importance of the new technologies in school, although they refer to the technology, mainly the computer, as an instrument centered on data transmission, or as a need, something to be brought to school due to the need to keep up with the modern world. This work intends to have contributed to language studies in light of the Functional Grammar, by showing, through the speakers linguistic choices, that it is possible to analyze the views that are built about certain facts that surround us. Thus, it presents an original contribution to Applied Linguistics


Referência: Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007-03-29

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