Construindo significados para a linguagem algébrica com o auxílio do jogo codificação-decodificação



Trabalho

Ano: 2004

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Oliveira, Marília Barros de

Orientador: Magina, Sandra Maria Pinto


Assunto: Algebra,Intervencao de ensino,Jogos de ensino,Linguagem algebrica,Algebra,Matematica -- Estudo e ensino,Educacao matematica,Algebra,Teaching intervention,Learning games,Algebraic language


Resumo: A presente dissertação teve por objetivo investigar a formação da linguagem algébrica e uma construção de significados para essa linguagem, com o auxílio do jogo codificação-decodificação. O estudo se propôs a responder a seguinte questão de pesquisa: quais as contribuições que o jogo codificaçãodecodificação traz para a construção de significados da linguagem algébrica? . Para tanto, desenvolvemos um trabalho experimental com dois grupos de alunos da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de São Paulo. A pesquisa constou de uma intervenção de ensino, dividida em duas fases, e três instrumentos diagnósticos pré, intermediário e pós testes aplicados, respectivamente, no início, no meio e no fim da intervenção de ensino. Um dos grupos grupo experimental participou da aplicação dos testes, do jogo codificação-decodificação (fase I da intervenção) e das atividades de resolução de problemas, estabelecendo conexões entre o jogo e a Álgebra formal (fase II da intervenção). O outro grupo o grupo de controle participou da aplicação dos instrumentos diagnósticos, da aprendizagem de resolução de equações (fase I da intervenção) e da aprendizagem de resolução de equações complexas e problemas (fase II da intervenção). Os resultados obtidos apontam uma superioridade de desempenho algébrico do grupo experimental em relação ao grupo de controle. Esta superioridade foi ainda mais evidente nos exercícios que questionavam acerca da linguagem algébrica. Tais dados nos permitem concluir que a introdução à Álgebra, auxiliada pelo jogo codificação-decodificação, produz resultados significativos para a constituição de significados dos objetos algébricos,


Abstract: 'The purpose of this paper was to investigate the formation of algebraic language and the construction of its meanings supported by the coding/decoding game. The study set out to answer the question "What are the contributions that the coding/decoding game brings to the construction of meanings of the algebraic language?". I to answer the question, an experimental work was developed with two groups of Sixth Grade Fundamental School students in São Paulo municipal public educational system. The research introduced a learning intervention divided in two fases and three diagnostics instruments pre, intermediate and post tests applied at the beginning, middle and at the end of the learning intervention. One of the groups - the experimental group - participated in the application of the tests, in the coding/decoding game (Phase I of intervention) and in the problem solving activities, establishing connections between the game and formal Algebra (Phase II of intervention). The other group - the control group - participated in the application of diagnostic instruments, in the learning of how to solve equations (Phase I of intervention) and in the learning of how to solve complex equations and problems (Phase II of intervention) The results indicate a superior algebraic performance in the experimental group in relation to the control group. Such superiority was even more evident in the exercises concerning the algebraic language. These data allow the conclusion that the introduction to Algebra supported by the coding/decoding game brings about significant results for the algebraic objects meaning constitution'


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004-10-14

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