Dialogia digital : buscando novos caminhos à formação de educadores em ambientes telemáticos
Ano: 2003
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Orientador: Moraes, Maria Cândida Borges
Assunto: linguagem,formacao de educadores,educacao a distancia,language,educator s formation,distance education
Resumo: A presente tese de doutoramento em educação busca investigar a contribuição da interação digital à formação do educador. Inicia caracterizando o contexto da pesquisa: o ambiente de formação docente PEC Formação Universitária do Estado de São Paulo. Os cenários educacionais nacional e estadual são delineados, com o objetivo de contextuar o referido programa de formação. A seguir, tece considerações sobre os ambientes de interação digital e seus reflexos sobre a formação do educador. A complexidade do fenômeno investigado formação docente em ambientes telemáticos demanda o diálogo com três veios teóricos. A abordagem lingüística sócio -histórica fornece o necessário aporte à explicitação dos conceitos de dialogia e leitor crítico, elementos fundantes da dialogia digital: conceito proposto nesta investigação, relativo à interação digital calcada na perspectiva dialógica. A formação de educadores no contexto contemporâneo apoia -se na perspectiva crítico-reflexiva pós-formal. A abordagem sistêmica das teorias biológicas autopoiética e enativa da cognição fornece importantes pistas à percepção dos educadores como atores sociais que se autoproduzem continuamente, num operar recursivo de processos autoorganizadores, em sua interação com o meio. Passa, então, à análise de dados, mediante conjugação de dois métodos de pesquisa: análise de conteúdo das trocas intertextuais veiculadas no ambiente telemático e análise fenomenológica dos discursos dos sujeitos de pesquisa, sobre a experiência vivenciada no ambiente de interação digital. Os sujeitos de pesquisa são ouvidos em questionários e entrevistas orais, em três momentos distintos. À luz desta tríade teórica, a interpretação fenomenológica dos dados analisados busca evidências de fatores facilitadores e dificultadores ao estabelecimento da dialogia digital no ambiente telemático investigado, de forma a relacioná-los à possível contribuição da interação digital à formação do educador. Encerra concluindo que a interação em ambientes telemáticos pode colaborar com a formação do profissional da educação, se alicerçada na dialogia digital,
Abstract: This thesis intends to investigate the part that digital interaction plays on the educator s formation. It begins by describing the context on which the research was made: the teacher s formation centre of São Paulo state: PEC Formação Universitária. Both the national and state scenarios of education are lined out, aiming to insert into context the said formation program. Next, this work weaves considerations about digital interaction and its effects over the educator s formation. The complexity of the research phenomena teaching formation in telematic environments demands exchange with three theoretical streams. The socialhistoric language related approach provides the needed base to make explicit the concepts of dialogy and critic reader, both key elements of digital dialogy. Such is the idea supported by this research, linked to digital interaction based on dialogical perspective. The formation of educators on today s concepts supports itself on post-formal critic -reflexive perspective. The systematic approach of the biological autopoietic and enative theories of cognition provides important tips to realise teachers as people that build themselves continuously, in a recursive action of self-organising processes, on their interaction with environment. This work then goes on to data analysis, making use of two research methods: content analysis of intertextual exchanges that took place at digital environment, and phenomenological analysis of the speeches that the examined individuals gave about the experience they had with digital interaction. The referred individuals have been heard at questionnaires and voice interviews at three distinct times. Using those mentioned theories, the phenomenological interpretation of the analysed data seeks evidence of factors that would made the digital dialogy either difficult or easy, on the exchanges in telematic environment. That was made in order to connect these factors to a possible contribution of digital interaction to the teacher s formation. This study finishes by concluding that interaction in telematic environments can contribute to teachers formation, provided it is based on digital dialogy
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003-03-30
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