Práticas de leitura em inglês em ambiente digital e sua relação com o interesse e a participação de alunos de uma escola pública
Ano: 2008
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Oliveira, Daniela Viana Araújo de
Orientador: Collins, Heloisa
Assunto: Ambientes digitais,Ensino auxiliado por computador,Leitura,Escolas publicas,Lingua inglesa -- Estudo e ensino,Reading,Digital settings,Public school
Resumo: Esta pesquisa se iniciou a partir de experiências com alunos de uma escola pública da Rede Estadual de São Paulo. A princípio, seu foco era a inclusão digital e social desses alunos por meio de práticas de leitura em inglês em ambientes digitais. Essas práticas aconteceram em aulas presenciais mediadas por computador, no laboratório de informática da escola. No entanto, diversos fatores contextuais inviabilizaram a coleta de dados com o apoio dessas práticas, levando à migração de ambiente presencial para ambiente on-line. Mudanças de ordem metodológica e analítica se fizeram necessárias com essa migração de ambiente. Dessa forma, problemas de natureza diferente também surgiram, como a seleção dos participantes, por exemplo. Os objetivos, então, passaram a focalizar a relação de novas práticas de leitura em ambiente digital com o interesse e a participação dos alunos dessa mesma escola. Contudo, os alunos selecionados como participantes da coleta de dados eram outros, diferentes dos selecionados no primeiro momento. Muitas questões que precisam ser refletidas e trabalhadas no âmbito da educação foram levantadas a partir dessas mudanças. A principal delas é a necessidade de preparo específico de professores voltado às práticas em ambientes digitais. Os dados analisados revelam indícios de melhor e maior participação e interesse dos alunos com essas novas práticas. Porém há muito o que se fazer na escola pública: enfrentar velhos problemas e trabalhar novas propostas para garantir o sucesso da educação,
Abstract: This research has begun from experiences with students of a public school in São Paulo. At the beginning, it was focused on the social and digital inclusion of those students through reading practices in English, in digital settings. Those practices have happened during computer mediated classes, in the computer laboratory of the school. However, many contextual factors make it impracticable to collect data through those practices, leading to change face-to-face settings to on-line ones. Changes in methodology and analysis were also necessary after that settings change. Thus, problems of different nature also came up, like the selection of participants, as an example. The objectives, then, have started to focus on the relationship between new reading practices in digital settings with interest and participation of students from that same school. Notwithstanding, the students selected as participants for the data collection were other students, different from those selected at the first moment. Many issues which needed to be reflected and worked upon the scope of education arose after those changes. The main issue is the need of specific preparation for teachers, in order to work with practices in digital settings. The data analysis revealed signs of better and more interest and participation of students within those new practices. Nevertheless, there is much to do in the public school: face old problems and work upon new proposals in order to guarantee a successful education
Referência: Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-09-11
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