Estratégias interacionais para o envolvimento do aluno na docência online



Trabalho

Ano: 2015

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Naso, Maria Inês Toledo Guimarães

Orientador: Crescitelli, Mercedes Fátima de Canha


Assunto: Interacao,Dialogismo,Envolvimento,Autonomia,Colaboracao,Interaction,Dialogism,Involvement,Autonomy,Collaboration


Resumo: Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa e tem como tema principal o envolvimento do aluno com a aprendizagem online. Portanto, visa a verificar quais são as estratégias interacionais que o professor utiliza em seu discurso que podem contribuir para que o aluno sinta-se envolvido para colaborar e desenvolver sua autonomia. Como base teórica, fundamentamo-nos em estudos sociointeracionistas (BAKHTIN, 1979/2000, KOCH, 2013, 2011, 2010), princípios da Teoria da Enunciação (BENVENISTE, 1989, 1995, KERBRAT-ORECCHIONI, 1980, 1995), bem como estudos aos quais subjaz a concepção de linguagem como forma de ação e interação (BRONCKART, 1999, KOCH, 2013, 2011, 2010). Nossos objetivos gerais consistem em: contribuir para ampliar o conhecimento acerca da interação em ambientes virtuais de aprendizagem, oferecer subsídios para a elaboração de um discurso pelo professor que propicie envolvimento maior do aluno com o processo de ensino e de aprendizagem no contexto da educação online. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa. No que se refere ao corpus, é composto por mensagens do professor na agenda do ambiente virtual de aprendizagem de três disciplinas semipresenciais distintas do curso de Letras da PUC-SP, ministradas por professores distintos, de departamentos diferentes, em 2012 e 2013. Os resultados obtidos demonstram que o emprego de estratégias interacionais pelo professor contribui para que o discente se sinta envolvido para colaborar e desenvolver sua autonomia e, por conseguinte, auxilia no processo de ensino e de aprendizagem,


Abstract: This dissertation is inserted into de line of research related to Reading, Writing and Teaching of the Portuguese Language and it has as its main theme the student´s involvement with online learning. Therefore, it aims to verify what are the interactional strategies that the teacher uses in his speech that can help the student feel involved to collaborate and develop his autonomy. As a theoretical basis, we have not only taken into account the social interactionist perspective of language (BAKHTIN, 1979/2000, KOCH, 2013, 2011, 2010), principles of the Theory of Enunciation (BENVENISTE, 1989, 1995, KERBRAT-ORECCHIONI, 1980, 1995), but also about the language as a means of providing action and interaction (BRONCKART, 1999, KOCH, 2013, 2011, 2010). Our overall objectives consist in contributing to enlarge knowledge about interaction in virtual learning environments, offering subsides for the elaboration of the teacher´s speech that provides a better involvement by the student in his teaching and learning process in the educational online context. Referring to the methodology, we have chosen a qualitative research. Referring to the corpus, it is composed of the teacher´s messages in the virtual learning environment of three different online disciplines from the Language Course at PUC-SP, given by different teachers, from different departments, that were offered in 2012 and 2013. The obtained results show that the use of interactive strategies by the teacher contributes for the student´s involvement to collaborate and to develop his autonomy and therefore, helps the teaching and learning process


Referência: Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-03-04

Tags: