O computador no ensino-aprendizagem : sua presença e as representações de professores e gestores da rede pública
Ano: 2008
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Nascimento, Milton Andrade do
Orientador: Freire, Maximina Maria
Assunto: Computador,Ensino-aprendizagem,Formacao de professores,Letramento digital,Ensino auxiliado por computador,Professores -- Formacao profissional,Computers,Teaching-learning,Teachers formation
Resumo: Este trabalho tem por objetivo (1) descrever e interpretar o fenômeno da presença do computador no ensino-aprendizagem, e (2) identificar as representações que professores e gestores de uma escola pública da rede estadual têm sobre o seu uso. Como finalidade mais abrangente, este estudo também visou coletar subsídios para o desenho e implementação futura de um curso de formação tecnológica para educadores. Esta pesquisa fundamenta-se na noção de representações (Freire & Lessa, 2003), na discussão sobre a aprendizagem mediada pelo computador, interpretada a partir dos pressupostos teóricos do sócio-interacionismo (Vygotsky, 1934/1998, 1934/2000), nos conceitos de alfabetização e letramento no contexto presencial (Freire,1990, Tfouni, 1988, 2006) e digital (Sampaio & Leite, 1990), e em questões relativas à formação do professor na sociedade digital, tendo como foco a inclusão digital e as possíveis definições dos papéis desempenhados por educadores num contexto educacional digital (Kenski, 2003, 2007, Valente 2005, Pellanda, Schlunzen & Schlunzen Junior, 2005, Moran, 2007). A abordagem metodológica utilizada é a hermenêutico-fenomenológica (Ricouer, 1986/2002, van Manen, 1990, Freire, 2006). O contexto de investigação foi uma escola pública da rede estadual, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. Os registros textuais foram coletados por meio de questionários impressos ou enviados por e-mail. A pesquisa compreendeu três momentos: no primeiro, contou com a participação de vinte professores e quatro gestores, no segundo, contou com a participação de doze professores e, no terceiro, contou com a participação de três gestores. Os resultados obtidos evidenciam que professores e gestores compartilham de algumas representações que, quando contrastadas, revelam que os professores sentem falta de formação tecnológica específica e suporte técnico, enquanto os gestores vêem na falta de formação dos professores um entrave significativo. Quanto ao fenômeno da presença do computador no ensino-aprendizagem, o estudo revelou que conhecimento, facilidades e dificuldades são os temas que o constituem,
Abstract: This study aims at (1) describing and interpreting the presence of computers in the teaching-learning process taken as a phenomenon of lived experience, and at (2) identifying the representations public school teachers and managers have about the use of such a machine. As its ultimate goal, this investigation also aims at gathering input for the design and future implementation of a teachers technological education course. This research is theoretically based on the notion of representations (Freire & Lessa, 2003), on discussions about learning mediated by computers from a socio-interactional perspective (Vygotsky, 1934/1998, 1934/2000), on concepts of literacy in face-to-face (Freire, 1990, Tfouni, 1988, 2006) and in digital environments (Sampaio & Leite, 1990), on questions regarding teachers education in the digital society, emphasizing digital inclusion and possible roles carried out by educators in contexts mediated by technological tools (Kenski, 2003, 2007, Valente 2005, Pellanda, Schlunzen & Schlunzen Junior, 2005, Moran, 2007). The methodological approach is the hermeneutic-phenomenological one (Ricouer, 1986/2002, van Manen, 1990, Freire, 2006). The research context was a public school, located in the East area of São Paulo city. The textual registers were collected through questionnaires given to participants in a printed or e-mail format. The research comprised three moments: twenty teachers and four managers took part in the first, twelve teachers were enrolled in the second, and three managers participated in the third moment. The outcomes indicated that teachers and mangers share some similar representations. However, when confronted, teachers mention the lack of specific courses directed towards technological skills, as well as the lack of technical support in schools, while managers emphasize the lack of teachers technological skills as a relevant obstacle. By interpreting the presence of computers in the teaching-learning process, the study provides the bases to claim that knowledge, facilities, and difficulties are the themes that constitute such a phenomenon of lived experience
Referência: Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008-05-09
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