Escrita digital no Ensino Fundamental I :



Trabalho

Ano: 2015

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Nascimento, Claudia Rodrigues da Silva

Orientador: Siqueira, João Hilton Sayeg de


Assunto: Escrita,Livro didatico,Tecnologia,Writing,Textbook,Technology


Resumo: O ensino da escrita necessita de uma transformação para atribuir significação e interação dentro de um contexto digital. O uso das tecnologias no meio escolar apresenta desafios, em especial, nas séries iniciais. Este trabalho insere-se na linha de pesquisa Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa e consiste em considerar os desafios enfrentados nas instituições escolares, em especial aos referentes à escrita. O objetivo é analisar como as atividades de escrita em meio digital são propostas nos Livros didáticos de Língua Portuguesa, especificamente do 5º ano do Ensino Fundamental I e refletir sobre o papel da escola diante da crescente demanda neste campo e da sua responsabilidade em preparar o aluno para o que está por vir. Partiremos de pressupostos da linguística em suas vertentes sociocognitiva e sociolinguística, das contribuições dos estudos da linguística textual, do letramento digital e de hipertexto. Chegou-se à conclusão de que os livros didáticos sozinhos não são autossuficientes, pois são apenas instrumentos. O seu uso precisa ser planejado e atrelado a outros recursos, dentre eles, o principal é a intervenção de um professor que não recue diante de situações didáticas desafiadoras, mas que foque na reflexão sobre a língua e que coloque em uso os recursos tecnológicos,


Abstract: The teaching of writing needs a transformation to assign meaning and interaction within a digital context. The use of technology in schools presents challenges, especially in the early grades. This work is part of the line of research Reading, Writing and Portuguese Language Teaching and it consists to consider the challenges faced in schools, especially those related to writing. The goal is to analyze how writing activities in the digital environment are proposed in Portuguese Textbooks specifically of the 5th year of elementary school and think over the role of schools about the growing demand in this field and their responsibility to prepare the student for what is to come. We depart from linguistic assumptions in their socio-cognitive aspects and sociolinguistics, the contributions of studies of textual linguistics, digital literacy and hypertext. We concluded that textbooks alone are not self-sufficient, they are only instruments. Their use must be planned and linked to other resources, among them, the main one is the intervention of a teacher who does not retreat before challenging didactic situations, but who focus on the thought about the language and put in use the technological resources


Referência: Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015-08-11

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