Cultura Maker como proposta curricular de tecnologia na política educacional da cidade de São Paulo
Ano: 2020
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Gavassa, Regina Célia Fortuna Broti
Orientador: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
Assunto: Educacao Maker,Tecnologia educacional,Educacao e Estado - Sao Paulo (cidade),Maker education,Educational technology,Educational technology
Resumo: Uma proposta curricular com uso de tecnologias que atenda especificidades de uma Rede tão imensa como a da Cidade de São Paulo é o grande desafio que precisa ser vencido a partir do entendimento dessa diversidade e da colaboração dos atores na articulação das práticas com a cultura digital. Esta pesquisa tem como objetivo identificar características da Cultura maker em práticas publicadas por educadores da Rede Municipal de Educação de São Paulo e no documento norteador da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) Currículo da Cidade - Tecnologias para Aprendizagem adotada como política educacional para uso de tecnologias. Trata-se de uma pesquisa de metodologia documental que utiliza Banners apresentados no 1º Seminário e Mostra de Tecnologias Ação promovendo a Reflexão e a proposta curricular como objeto de estudo. Para a análise documental foi realizado levantamento das premissas da Cultura maker em literaturas que tratam deste conceito. A partir das premissas foram construídos indicadores (Curiosidade, Criatividade, Projeto, Produção, Motivação e Engajamento, Prototipação, uso de Ferramentas Digitais, Compartilhamento e Formalização de conceitos) que embasam as análises e permitiram encontrar nas práticas anteriores à escrita da proposta curricular que a atividade Maker já estava presente, assim como as premissas Maker. Na Análise da proposta foi possível perceber que o documento curricular respalda o Maker como ação pedagógica, apesar da necessidade de maior clareza quanto ao conceito e sua aplicação no currículo. A reflexão proposta poderá ser uma contribuição para outras redes de ensino como também pode ser propositiva e auxiliar na revisão deste mesmo currículo já implantado pela Rede Municipal de Educação de São Paulo (RME/SP)
Abstract: 'It is an enormous challenge to create a curriculum using technologies that meets the specificities of a public school system as immense as that of the City of São Paulo. Such a curriculum proposal needs to demonstrate an understanding of diversity and allow for a collaboration of the protagonists in the articulation of practices with digital culture. This research aims to identify characteristics of the Maker culture in the practices of educators of the Municipal Education System of São Paulo, and in the guidelines for Information and Communication Technologies (TDIC) as documented in "Curriculum of the City - Technologies for Learning" "Currículo da Cidade - Tecnologias para Aprendizagem", adopted as the educational policy for the use of technologies. This is a documentary methodology research that utilizes banners presented at the 1st Seminar and Show of Technologies "Ação Promovendo a Reflexão" and the curriculum proposal as a study object. The documentary analysis included a review of the literature on the premises of the Maker Culture. Based upon these premises, indicators such as Curiosity, Creativity, Project, Production, Motivation and Engagement, Prototyping, use of Digital Tools, Sharing and Formalization of concepts, were identified that underpin the analysis. These indicators were found in the practices as expressed in the posters created prior to elaboration of the curriculum proposal, demonstrating that the Maker activity, as well as the Maker premises, were already present. In the analysis of the curriculum proposal, it was possible to identify that the document supports Maker as a pedagogical action, despite the need for greater clarity regarding the concept and its application in the curriculum. The proposed reflection could be a contribution to other educational systems as well as be instrumental in the revision of this same curriculum already implemented by the Municipal Education System of São Paulo (RME/SP)'
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020-04-15
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