Informatica educativa e o adulto-professor : o projeto de informatização da Rede Municipal de Ensino de Campinas



Trabalho

Ano: 2004

Tipo: Tese

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Doutorado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): UNICAMP

Faculdade/Departamento: Faculdade de Educação

Programa: Doutorado em Educação

Fonte de dados: UNICAMP DSpace

Autor: Braga, Alvaro Jose Pereira

Orientador: Sonia Giubilei


Assunto: Politicas publicas,Inovacoes educacionais,Tecnologia educacional,Professores - Formacao


Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho é a descrição problematizadora da implantação e desenvolvimento de cursos de Informática Educativa para professores da escola pública municipal de Campinas (SP), no período de 1990 a 1997, buscando explicitar as relações entre tecnologia educacional, trabalho docente e desenvolvimento humano, entre outras, através da construção de um processo de formação continuada em serviço de professores para novas tecnologias. Este trabalho teve como base as seguintes problemáticas: como articular a análise das características do sujeito adulto à formação do professor, que é um adulto e um profissional específico, ou seja, com hábitos e rituais institucionalizados culturalmente, em especial, na instituição chamada escola, como integrar essas reflexões com a formação desse adulto-professor para novas tecnologias da comunicação, em especial, o computador e que estratégias políticas e pedagógicas de formação continuada em serviço foram plausíveis na construção de um projeto de implantação de informática educativa na realidade da escola pública municipal de Campinas (SP)


Abstract: 'Abstract: This study is aimed to the problematic description of implanting and development of educational informatic courses tothe publics schooling teachers in Campinas, between 1990 and 1997, looking for elucidating the relationship among educational technology, teaching staff and human development,any others, through the construction of a continuous process of graduation, in service of these teachers to new technologies. These study is based on the following problematics: how to articulate the analysis of the "adult" characteristics to the the teachersgraduation, who is adult and specific professional, or rather, with customs and cultural institutiona11y rituals, maingly, in the instituition "school", how to integrate this reflections with the graduation of this adult-teacher to new communication technologies, in special the computer and that strategic and pedagogic politcals of continuous graduation were plausibles in implanting of a informatic educational project in the reality of the public schooling in Campinas(SP)'


Referência: BRAGA, Alvaro Jose Pereira. Informatica educativa e o adulto-professor: o projeto de informatização da Rede Municipal de Ensino de Campinas. 2004. 182p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em:

Tags: