Arte, criatividade e tecnologia na perspectiva do jovem estudante do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Ano: 2020
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Chaves, Mauro Ribeiro
Orientador: Marin, Alda Junqueira
Assunto: Arte,Criatividade,Tecnologia,Ensino integrado,Art,Creativity,Technology,Articulation (Education)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo explorar os nexos entre arte, criatividade e tecnologia na perspectiva do jovem estudante do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFSP. O juízo de valor, a respeito da permanência ou não de algumas disciplinas no currículo escolar, sempre passa por sua função tecnicista deixando de lado a objetividade, a subjetividade e o desenvolvimento crítico e afetivo do educando. Sob o fio condutor dos conceitos de Marcuse sobre tecnologia, Teplov sobre arte e Gulilford, na perspectiva de Marin sobre criatividade, este estudo pretende verificar e analisar, formulando novas hipóteses à luz de estudo exploratório, a manifestação do estudante sobre o lugar ocupado pela arte, criatividade e tecnologia em relação aos processos sociais e escolares, no Ensino Médio Integrado ao Técnico de Informática. Deste modo o objeto de estudo são as a narrativas dos jovens coletadas através de três instrumentos: um questionário aberto com cinco questões onde se buscou observar a descrição do estudante sobre sua trajetória escolar, uma atividade prática de transposição de conteúdos de arte para um suporte tecnológico de modo a revelar os nexos entre discurso e a prática, por fim o questionário fechado com perguntas sobre arte, criatividade e tecnologia que puderam trazer a perspectiva conceitual dos jovens sobre os respectivos temas. As análises e considerações foram concebidas fundamentadas nas respostas dos jovens sob a perspectiva dos referenciais teóricos considerando uma pesquisa exploratória
Abstract: This research aims to explore the nexuses between art, creativity and technology in the perspective of the young student of the Technical Course in Informatics Integrated to High School at IFSP. The value judgment, regarding the permanence or not of some subjects in the school curriculum, always goes through its technical function, leaving aside objectivity, subjectivity and the critical and affective development of the student. Under the guiding thread of Marcuses concepts of technology, Teplov on art and Gulilford, from Marins perspective on creativity, this study aims to verify and analyze, formulating new hypotheses in the light of exploratory study, the students manifestation about the place occupied by art , creativity and technology in relation to social and school processes, in High School Integrated to the Computer Technician. In this way, the object of study are the narratives of young people collected through three instruments: an open questionnaire with five questions in which it was sought to observe the description of the student about his school trajectory, a practical activity of transposing art content to a technological support in order to reveal the links between discourse and practice, finally, the closed questionnaire with questions about art, creativity and technology that could bring the conceptual perspective of young people on the respective themes. The analyzes and considerations were conceived based on the responses of young people from the perspective of theoretical frameworks considering an exploratory research
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020-05-08
Tags: