Usos e desusos da lousa digital : escolas municipais de Ensino Fundamental I do Município do Guarujá/SP (2010 a 2019)



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Jordão, Fernanda Trevisan Klanfar

Orientador: Ciampi, Helenice


Assunto: Inovacoes tecnologicas,Lousa digital,Praticas pedagogicas,Ensino Fundamental,Technological innovations,Digital whiteboard,Pedagogical practices,Elementary School


Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar os usos e desusos das lousas digitais nas práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental I, do Município do Guarujá, de 2010 (ano da implantação das lousas digitais) a 2019 (final desta pesquisa). Procurou-se responder as seguintes questões: Quais os procedimentos recorrentes no uso das lousas digitais pelos professores? Há práticas próprias e diferenciadas realizadas pelos professores observados? O que significa para o professor o uso da lousa digital como material didático? As políticas públicas educacionais articulam-se com as demandas da escola? Na observação das práticas pedagógicas realizadas com o uso da lousa digital, analisamos as atividades recorrentes dos professores, procurando identificar permanências da cultura escolar, e como essas tradições se mantêm ou se dissipam com a chegada de um novo objeto didático. Nossa hipótese inicial foi redimensionada. O pouco uso da lousa digital não se justifica, unicamente, pela incapacidade dos professores, mas sim pela falta de serventia do equipamento ante outras prioridades e necessidades dos docentes em sala de aula. A análise do currículo baseou-se nos estudos de Goodson, e o conceito de cultura escolar no entendimento de Dominique Juliá e Viñao Frago. Ambos os autores afirmam que para entender a cultura escolar é necessário adentrar o chão da escola, observar suas práticas, sua rotina. Reflexões de David Harvey subsidiam a análise, discutindo os interesses neoliberais e a mercantilização da educação, Maurice Tardif e Antonio Nóvoa complementam a discussão sobre saberes docentes e práticas pedagógicas


Abstract: The objective of this research is to analyze the uses and disuses of digital whiteboards in the pedagogical practices of Elementary School teachers in the city of Guarujá, from 2010 (year of the implementation of digital whiteboards) to 2019 (final year of this research). We tried to answer the following questions: What are the recurrent procedures used by teachers when using digital whiteboards? Are there any proper and differentiated practices carried out by the observed teachers? What does it mean for the teacher to use the digital whiteboard as didactic material? Do educational public policies articulate with the demands of the school? In observing the pedagogical practices carried out with the use of the digital whiteboard, we analyzed the recurring activities of the teachers, trying to identify permanencies of the school culture, and how these traditions are maintained or dissipated with the arrival of a new didactic object. Our initial hypothesis was revised. The little use of the digital whiteboard cannot be justified solely by the inability of teachers, but by the lack of usefulness of the equipment in relation to other priorities and needs of the teachers in the classroom. The analysis of the curriculum was based on Ivor Goodsons studies, and the concept of school culture was based on Dominique Juliá and Viñao Fragos analyses. Both authors state that in order to understand the school culture it is necessary to enter the school, observe its practices, its routine. David Harveys reflections also support the analysis, by discussing the neoliberal interests and the commodification of education, Maurice Tardif and Antonio Nóvoa complement the discussion on teaching knowledge and pedagogical practices


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020-04-16

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