Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na BNCC : uma análise das propostas de implementação no currículo do Ensino Fundamental I



Trabalho

Ano: 2020

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Dartora, Luiza Pereira

Orientador: Hessel, Ana Maria Di Grado


Assunto: Base Nacional Comum Curricular,Educacao - Efeito das inovacoes tecnologicas,Comunicacoes digitais,Cultura digital,BNCC,Education - Effect of technological innovations on,Digital communications,Digital culture


Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as propostas de implementação das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), segundo a quinta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podem ser concretizadas no currículo escolar dos anos iniciais do ensino fundamental. Compreender em que sentido essas adaptações no currículo estão ocorrendo faz-se necessário, pois a educação no mundo tem o desafio de colocar em prática uma proposta inovadora de formação dos jovens, desenvolvendo a criatividade, o pensamento crítico e computacional e outras habilidades e competências para esta era em que estamos vivendo: a era das tecnologias digitais. Como justificativa refletimos sobre a prática pedagógica e o currículo escolar. Um dos caminhos a repensar é que a educação não deve depender somente da tecnologia atrelada à proposta da BNCC, mas da redefinição de um modo de ensinar e de aprender. Por este motivo buscamos entender como a proposta da BNCC, no tocante à quinta competência, que trata sobre o uso das ferramentas tecnológicas, tem se refletido nas sugestões de prática docente, no currículo escolar dos anos iniciais do ensino fundamental. Esta é uma pesquisa documental e bibliográfica, na qual se analisa o documento da BNCC tendo como referencial teórico pensadores como Piaget, Papert e Vygotsky, para investigar como vem sendo realizada a aplicação da competência cinco de maneira efetiva, nos materiais do caderno sugestões dos anos iniciais, fornecidos pelo governo no site do Ministério da Educação e no Currículo Paulista, provido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, para consulta de educadores e gestores. Por fim, como resultados obtidos realizamos uma reflexão sobre as propostas e apontamos possíveis referências para implementação da quinta competência no currículo escolar, concentrando-nos na utilização das tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental e ressaltando a importância de fazê-lo


Abstract: The goal of this research is to examine two proposals for implementation of digital technologies in elementary school, according to the guidelines stipulated in Brazils Base Nacional Comum Curricular [National Unified Curriculum Reference] - BNCC. We believe that it is necessary to understand how these curriculum adaptations are taking place, since nowadays educators all over the world face the challenge of putting into practice an innovative proposal for training young people, developing creativity, critical and computational thinking, as well as other key skills and competences for our time. The relevance of our research is justified by a reflection on pedagogical practices and the school curriculum, based on which we contend that technological changes in education should not be limited to the BNCC recommendations, but must also include a redefinition of how we think and learn. For this reason, we seek to map the repercussions of BNCCs fifth competence which addresses the use of technological tools) in teaching practice suggestions aimed at elementary school curricula. This is a documental and bibliographic research, in which we analyze the BNCC employing the theoretical framework of scholars such as Piaget, Papert and Vygotsky to investigate how the application of BNCCs fifth competence has effectively materialized in a) the Ministry of Educations elementary school teaching guide, and b) the State of São Paulos Curriculum, which the São Paulo State Department of Education provides as a reference for educators and school managers. Finally, as a result, we offer reflections on the existing governmental proposals and point out references and ideas for the implementation of the BNCCs fifth competency in schools, emphasizing its importance


Referência: Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020-11-25

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